Destaque
Exame realizado pelo SUS faz o diagnóstico de apenas seis doenças; o importante é o tratamento preventivo
Por Júlia Sabatin e Isabela Lico
O nascimento de um bebê é ocasião para alegria e celebração, mas também para cuidados com a saúde do recém-nascido e tudo começa pelo conhecido teste do pezinho. A pediatra e professora de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Ana Paula Bertozzi, diz que o exame é uma triagem para doenças que podem ser tratadas se diagnosticadas precocemente. Sua importância, de acordo com a médica, é detectar doenças que podem não apresentar sintomas na criança até que se desenvolvam durante o seu crescimento.
O pediatra especialista em UTI neonatal, Antonio Teixeira, afirma que a janela ideal para a colheita do exame é entre o terceiro e o quinto dias de vida da criança, garantindo eficácia ao teste. Ele também acrescenta que o exame seja realizado na maternidade ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). No Hospital PUC-Campinas, onde o médico trabalha, não libera a alta aos recém-nascidos sem que o teste tenha sido efetivado.
A coleta é realizada a partir de uma pulsão no calcanhar em uma folha de filtro, posteriormente analisada em laboratório. Em seguida, o resultado aponta a possível pré-disponibilidade da criança para algumas doenças. O teste oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contempla seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito (doença da tireoide), síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia congênita da suprarrenal e deficiência de biotinidase. Na rede particular, os testes podem apontar até 30 doenças diferentes.
A lei nº 14.154, de 26 de maio de 2021, determina a expansão do teste gratuito para que essa desigualdade seja reduzida. Depois de mais de dois anos da aprovação da lei, o projeto ainda se encontra na primeira das cinco etapas estipuladas, sem data definida para a conclusão do processo. Essas etapas – que são uma forma do teste do SUS se equiparar ao teste particular – estipulam que, ao fim da expansão, o teste gratuito englobará o diagnóstico de doenças de aminoácidos, de doenças lisossômicas, de imunodeficiências primárias e de atrofia muscular espinhal.
Para lembrar à sociedade sobre a importância do texto do pezinho foi instituído o Dia Nacional do Teste do Pezinho, no dia 06 de junho, com o objetivo de se discutir e enfatizar a importância do exame.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Gabriela Lamas
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna