Destaque

Hemocentro faz campanhas nesse inverno para atrair voluntários

Estoques de sangue estão em baixa e centro faz apelo para atender a demanda hospitalar

Por: Laura Saroa

O Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp, conhecido como Hemocentro, está com os estoques de bolsas de sangue baixos. Segundo dados divulgados em tempo real por um programa do próprio centro, dependendo da tipagem sanguínea, o nível do estoque está em níveis críticos, ou seja, tem bolsas disponíveis apenas para dois dias ou menos para atender toda demanda hospitalar. As bolsas de sangue são importantes, pois abastecem todos os hospitais da Região Metropolitana de Campinas e dependem exclusivamente do Hemocentro e dos doadores voluntários.

Eduardo Baungartner – Administrador do Hemocentro da Unicamp (Foto: Arquivo Pessoal)

O administrador do Hemocentro da Unicamp, Eduardo Baugartner, explica que a queda na procura de voluntários para fazer a doação de sangue é recorrente todos os anos, principalmente nesta época do ano, com a presença dois fatores que influenciam diretamente. “O principal motivo para que tenha essa baixa na procura para doação no período de inverno é o frio, primeiramente, então as pessoas saem menos de casas e consequentemente não vão até o Hemocentro fazer a doação de sangue, e é um período de férias, onde as pessoas geralmente viajam”, afirmou.

Presente a cada 15 dias, José Roberto Riva, é doador árduo no Hemocentro e está cadastrado há quase 21 anos. Em um único ano, já doou 24 vezes e fala com orgulho da importância desse gesto. “O doador quando é doador ele não poder andar para trás, porque sangue não dá em árvore e nem brota. As pessoas do Hemocentro dependem da gente que é doador.”

José Roberto Riva, “As pessoas só pensam no sangue quando a família precisa, eu sou ao contrário, eu já penso em quem está aqui”. Foto: (Laura Saroa)

Seu José também já esteve internado e precisou utilizar uma bolsa de sangue. Aos três anos de idade contraiu uma pneumonia e devido as cirurgias das quais foi submetido, houve a necessidade da transfusão.

Apesar do conhecimento dos estoques baixos nessa época do ano, o Hemocentro da Unicamp realiza campanhas cujo objetivo é incentivar e atrair mais voluntários. A próxima ação acontece no dia 14 de junho, onde será

promovida uma festa junina no próprio Centro. A data não foi escolhida por acaso, nesse dia também é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Os interessados em fazer a doação devem ter idade entre 16 e 69 anos. Sendo menores de idade, podem doar se tiverem acompanhadas por um responsável. Além disso, é preciso apresentar um bom estado de saúde. Em caso de dúvidas a respeito das restrições, o hemocentro disponibiliza em seu portal infográficos com informações mais completas sobre como se tornar um doador. O ato de doar sangue pode salvar vidas e elas sempre estão à espera de um gesto simples e seguro para ter uma nova oportunidade de viver.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Gabriela Lamas


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.