Destaque
Objetos e documentos antigos fazem parte do acervo da FCM, preservado pelo Centro de Memória da Faculdade
Por Lucca Panzarini Marson
Até o próximo mês de dezembro, o Centro de Memória da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp estará apresentando um pouco da história da instituição através de uma mostra que reúne alguns dos registros de seus principais acontecimentos ao longo de seis décadas. A iniciativa veio através do diretor da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy, e contou com a colaboração de Ivan Luiz Martins Franco do Amaral, responsável pelo Centro de Memória da Faculdade.

A linha do tempo da exposição tem início nos anos 40, quando houve uma mobilização para que fosse criada um curso de medicina na região. Na época, dos anos 1940 até os anos 1950, o estado de São Paulo estava passando por um período de interiorização do ensino superior, e a partir de 1953, Campinas conseguiu a criação de uma faculdade de medicina, através da Lei 2.154, de 1953. Mesmo com um cenário favorável para a criação da faculdade, apenas em 1962, após grande mobilização, as instituições locais conseguiram, através da Lei 7.655, criar a faculdade de medicina, que se incorporou à Universidade de Campinas.
A exposição também foca na trajetória da representação dos estudantes, que comemora 60 anos junto à faculdade. O Centro Acadêmico Adolfo Lutz, o CAAL, possui um histórico de realizações políticas e educacionais. Na mostra, é possível ver alguns registros que foram preservados ao passar dos anos, como “O Patológico”, primeira publicação da Unicamp, de autoria do Centro.

Para Maria Helena Alves da Silva, técnica da biblioteca da FCM, a faculdade, ao longo de seus 60 anos, contribuiu muito para a saúde campineira e regional, principalmente por meio do Hospital das Clínicas, localizado no complexo hospitalar da Faculdade de Ciências Médicas, no campus da Universidade. Além disso, ela também destaca a formação de muitos profissionais que atuam no Brasil inteiro e fora do país.
A exposição é aberta ao público e gratuita. Fica localizada na biblioteca da FCM, na Rua Adolfo Lutz, sem número.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Ana Ornelas
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.