Destaque
54 crianças fazem os exercícios, mas há uma lista com 110 pacientes que esperam pelo atendimento
Por: Ana Beatriz Morales e Beatriz Stevanatto
O Instituto Passo a Passo, localizado em Itatiba (SP), proporciona aulas gratuitas de equoterapia para crianças e jovens a partir dos dois anos de idade. A atividade representa um método terapêutico e educacional, que estimula o desenvolvimento das habilidades funcionais nas deficiências físicas e genéticas, através de exercícios com cavalos. A psicóloga Giuliana Dávila afirma que o Instituto visa desenvolver habilidades cognitivas que são a base da aprendizagem, como a leitura, escrita e consciência fonológica. Hoje, o atendimento é direcionado para 54 praticantes, mas há uma lista de espera com mais de 110 crianças e jovens.


O movimento feito pelo animal tem efeito calmante e o contato pode ajudar a melhora da autoestima e estimular o autocontrole da criança. Também é possível, através da relação que se estabelece com o animal, o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e psicossociais, trazendo sensações e emoções que podem ser trabalhadas com o terapeuta. Claudia Mota, coordenadora e fundadora do Instituto afirma que, para fazer parte do projeto, é necessário o agendamento de uma entrevista com a assistente social e o praticante passa por um diagnóstico médico.
De acordo com dados do instituto, 27,8% dos praticantes têm Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 24,1% possuem Transtorno do Déficit de Atenção, com hiperatividade (TDAH). “Já atendemos mais de duas mil pessoas com a equoterapia e os quadros clínicos são os mais diversos”, comenta Claudia Mota.

Segundo ela, para a realização do tratamento preciso há a necessidade de um ano de aulas e o tratamento pode durar até dois anos. As aulas são realizadas semanalmente, com duração de uma hora, e acompanhada por uma fisioterapeuta e uma psicóloga.
O Passo a Passo conta com auxílio de voluntários nas aulas de equoterapia, auxiliando na condução dos cavalos, na limpeza e organização dos centros de treinamento. O instituo realiza eventos internos e há uma ação com os pais, que podem acompanhar uma das aulas. “Uma vez ao ano, os praticantes mostram para seus pais como é a equoterapia, conduzindo os cavalos ao invés de estarem montados. Assim, vão se empoderando”, disse a psicóloga Giuliana Dávila.. “É muito gratificante perceber a evolução dos assistidos, principalmente quando existe uma troca com a família e esse desenvolvimento reverbera em sua vida, seja na escola ou em casa’’, comenta.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Gabriela Lamas
Veja mais matéria sobre Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.

Publicitário discute o resgate da criatividade
Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.