Destaque

Instituto de equoterapia atende crianças com deficiência

54 crianças fazem os exercícios, mas há uma lista com 110 pacientes que esperam pelo atendimento

Por: Ana Beatriz Morales e Beatriz Stevanatto

O Instituto Passo a Passo, localizado em Itatiba (SP), proporciona aulas gratuitas de equoterapia para crianças e jovens a partir dos dois anos de idade. A atividade representa um método terapêutico e educacional, que estimula o desenvolvimento das habilidades funcionais nas deficiências físicas e genéticas, através de exercícios com cavalos. A psicóloga Giuliana Dávila afirma que o Instituto visa desenvolver habilidades cognitivas que são a base da aprendizagem, como a leitura, escrita e consciência fonológica. Hoje, o atendimento é direcionado para 54 praticantes, mas há uma lista de espera com mais de 110 crianças e jovens.

Mural de agradecimentos do Instituto Passo a Passo, feito como uma homenagem para os colaboradores, parceiro e doadores (Foto: Ana Beatriz Morales)
Un’Altra cavalo contribuinte para equoterapia que ajuda na recuperação dos pacientes (Foto: Beatriz Stevanatto)

O movimento feito pelo animal tem efeito calmante e o contato pode ajudar a melhora da autoestima e estimular o autocontrole da criança. Também é possível, através da relação que se estabelece com o animal, o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e psicossociais, trazendo sensações e emoções que podem ser trabalhadas com o terapeuta. Claudia Mota, coordenadora e fundadora do Instituto afirma que, para fazer parte do projeto, é necessário o agendamento de uma entrevista com a assistente social e o praticante passa por um diagnóstico médico.

De acordo com dados do instituto, 27,8% dos praticantes têm Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 24,1% possuem Transtorno do Déficit de Atenção, com hiperatividade (TDAH). “Já atendemos mais de duas mil pessoas com a equoterapia e os quadros clínicos são os mais diversos”, comenta Claudia Mota.

Praça das águas, fonte localizada na entrada do instituto (Foto: Ana Beatriz Morales)

Segundo ela, para a realização do tratamento preciso há a necessidade de um ano de aulas e o tratamento pode durar até dois anos. As aulas são realizadas semanalmente, com duração de uma hora, e acompanhada por uma fisioterapeuta e uma psicóloga.

O Passo a Passo conta com auxílio de voluntários nas aulas de equoterapia, auxiliando na condução dos cavalos, na limpeza e organização dos centros de treinamento. O instituo realiza eventos internos e há uma ação com os pais, que podem acompanhar uma das aulas. “Uma vez ao ano, os praticantes mostram para seus pais como é a equoterapia, conduzindo os cavalos ao invés de estarem montados. Assim, vão se empoderando”, disse a psicóloga Giuliana Dávila.. “É muito gratificante perceber a evolução dos assistidos, principalmente quando existe uma troca com a família e esse desenvolvimento reverbera em sua vida, seja na escola ou em casa’’, comenta.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Gabriela Lamas


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.