Destaque
54 crianças fazem os exercícios, mas há uma lista com 110 pacientes que esperam pelo atendimento
Por: Ana Beatriz Morales e Beatriz Stevanatto
O Instituto Passo a Passo, localizado em Itatiba (SP), proporciona aulas gratuitas de equoterapia para crianças e jovens a partir dos dois anos de idade. A atividade representa um método terapêutico e educacional, que estimula o desenvolvimento das habilidades funcionais nas deficiências físicas e genéticas, através de exercícios com cavalos. A psicóloga Giuliana Dávila afirma que o Instituto visa desenvolver habilidades cognitivas que são a base da aprendizagem, como a leitura, escrita e consciência fonológica. Hoje, o atendimento é direcionado para 54 praticantes, mas há uma lista de espera com mais de 110 crianças e jovens.
O movimento feito pelo animal tem efeito calmante e o contato pode ajudar a melhora da autoestima e estimular o autocontrole da criança. Também é possível, através da relação que se estabelece com o animal, o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e psicossociais, trazendo sensações e emoções que podem ser trabalhadas com o terapeuta. Claudia Mota, coordenadora e fundadora do Instituto afirma que, para fazer parte do projeto, é necessário o agendamento de uma entrevista com a assistente social e o praticante passa por um diagnóstico médico.
De acordo com dados do instituto, 27,8% dos praticantes têm Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 24,1% possuem Transtorno do Déficit de Atenção, com hiperatividade (TDAH). “Já atendemos mais de duas mil pessoas com a equoterapia e os quadros clínicos são os mais diversos”, comenta Claudia Mota.
Segundo ela, para a realização do tratamento preciso há a necessidade de um ano de aulas e o tratamento pode durar até dois anos. As aulas são realizadas semanalmente, com duração de uma hora, e acompanhada por uma fisioterapeuta e uma psicóloga.
O Passo a Passo conta com auxílio de voluntários nas aulas de equoterapia, auxiliando na condução dos cavalos, na limpeza e organização dos centros de treinamento. O instituo realiza eventos internos e há uma ação com os pais, que podem acompanhar uma das aulas. “Uma vez ao ano, os praticantes mostram para seus pais como é a equoterapia, conduzindo os cavalos ao invés de estarem montados. Assim, vão se empoderando”, disse a psicóloga Giuliana Dávila.. “É muito gratificante perceber a evolução dos assistidos, principalmente quando existe uma troca com a família e esse desenvolvimento reverbera em sua vida, seja na escola ou em casa’’, comenta.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Gabriela Lamas
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino