Destaque

Oficina de música encanta adolescentes em Itu

O projeto conta com 50 alunos entre 11 e 18 anos e vai até dezembro

Por: Ana Clara Cardoso Berruezo

Estudantes farão apresentação pública ao final deste ano (Foto: Ana Clara Cardoso Berruezo)

Instrumentos musicais, jovens com vontade de aprender e professores dedicados compõem o projeto Oficinas Criativas Arte e Sustentabilidade, que segue até o mês de dezembro deste ano. O objetivo do curso, que é gratuito, é democratizar o contato dos 50 alunos, entre 11 a 18 anos, com a música através de aulas oferecidas pela Central de Referência de Assistência Social (Cras-IV) em Itu.

“Desde pequeno quis aprender a tocar violão, mas não tive chance. Agora, o projeto está me proporcionando essa experiência”, disse João Vitor do Nascimento Reis, de 16 anos, que participa das aulas ministradas pelos professores Anderson Charnoski e Paula Cavalciuk.

A professora Paula (esq.): “Quando adolescente, a música me ajudou a encontrar o meu espaço” (Foto: Ana Clara Cardoso Berruezo)

Os educadores acreditam que a música transforma relações, de maneira que dentro do processo de aprendizagem há trocas de conhecimento, habilidades e desenvolvimento social dos alunos. “Quando adolescente, a música me ajudou a encontrar o meu espaço no mundo. Poder fazer o mesmo por esses jovens, é motivador”, afirmou a professora.

Todos os materiais utilizados são financiados pela empresa de energia CPFL. “Achei a proposta diferente, o meu objetivo é aprender coisas novas. Aqui tive o primeiro contato com guitarra e fiz amizades dentro da oficina”, comentou Juan Carlo Silva Morais, de 12 anos. 

Ao final do projeto, os participantes irão apresentar um recital público, com a execução dos arranjos trabalhados ao longo do ano.  De acordo com Charnoski, parte da turma está tendo o contato pela primeira vez com os instrumentos.

“É um privilégio ensinar esses jovens sobre música. Há mais de dez anos eu sou professor e tenho paixão pelo que eu faço. Democratizar o acesso à cultura é uma forma de mostrar a importância dela”, disse o professor.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.