Destaque
O projeto conta com 50 alunos entre 11 e 18 anos e vai até dezembro
Por: Ana Clara Cardoso Berruezo

Instrumentos musicais, jovens com vontade de aprender e professores dedicados compõem o projeto Oficinas Criativas Arte e Sustentabilidade, que segue até o mês de dezembro deste ano. O objetivo do curso, que é gratuito, é democratizar o contato dos 50 alunos, entre 11 a 18 anos, com a música através de aulas oferecidas pela Central de Referência de Assistência Social (Cras-IV) em Itu.
“Desde pequeno quis aprender a tocar violão, mas não tive chance. Agora, o projeto está me proporcionando essa experiência”, disse João Vitor do Nascimento Reis, de 16 anos, que participa das aulas ministradas pelos professores Anderson Charnoski e Paula Cavalciuk.

Os educadores acreditam que a música transforma relações, de maneira que dentro do processo de aprendizagem há trocas de conhecimento, habilidades e desenvolvimento social dos alunos. “Quando adolescente, a música me ajudou a encontrar o meu espaço no mundo. Poder fazer o mesmo por esses jovens, é motivador”, afirmou a professora.
Todos os materiais utilizados são financiados pela empresa de energia CPFL. “Achei a proposta diferente, o meu objetivo é aprender coisas novas. Aqui tive o primeiro contato com guitarra e fiz amizades dentro da oficina”, comentou Juan Carlo Silva Morais, de 12 anos.
Ao final do projeto, os participantes irão apresentar um recital público, com a execução dos arranjos trabalhados ao longo do ano. De acordo com Charnoski, parte da turma está tendo o contato pela primeira vez com os instrumentos.
“É um privilégio ensinar esses jovens sobre música. Há mais de dez anos eu sou professor e tenho paixão pelo que eu faço. Democratizar o acesso à cultura é uma forma de mostrar a importância dela”, disse o professor.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.