Destaque

Oficina de música encanta adolescentes em Itu

O projeto conta com 50 alunos entre 11 e 18 anos e vai até dezembro

Por: Ana Clara Cardoso Berruezo

Estudantes farão apresentação pública ao final deste ano (Foto: Ana Clara Cardoso Berruezo)

Instrumentos musicais, jovens com vontade de aprender e professores dedicados compõem o projeto Oficinas Criativas Arte e Sustentabilidade, que segue até o mês de dezembro deste ano. O objetivo do curso, que é gratuito, é democratizar o contato dos 50 alunos, entre 11 a 18 anos, com a música através de aulas oferecidas pela Central de Referência de Assistência Social (Cras-IV) em Itu.

“Desde pequeno quis aprender a tocar violão, mas não tive chance. Agora, o projeto está me proporcionando essa experiência”, disse João Vitor do Nascimento Reis, de 16 anos, que participa das aulas ministradas pelos professores Anderson Charnoski e Paula Cavalciuk.

A professora Paula (esq.): “Quando adolescente, a música me ajudou a encontrar o meu espaço” (Foto: Ana Clara Cardoso Berruezo)

Os educadores acreditam que a música transforma relações, de maneira que dentro do processo de aprendizagem há trocas de conhecimento, habilidades e desenvolvimento social dos alunos. “Quando adolescente, a música me ajudou a encontrar o meu espaço no mundo. Poder fazer o mesmo por esses jovens, é motivador”, afirmou a professora.

Todos os materiais utilizados são financiados pela empresa de energia CPFL. “Achei a proposta diferente, o meu objetivo é aprender coisas novas. Aqui tive o primeiro contato com guitarra e fiz amizades dentro da oficina”, comentou Juan Carlo Silva Morais, de 12 anos. 

Ao final do projeto, os participantes irão apresentar um recital público, com a execução dos arranjos trabalhados ao longo do ano.  De acordo com Charnoski, parte da turma está tendo o contato pela primeira vez com os instrumentos.

“É um privilégio ensinar esses jovens sobre música. Há mais de dez anos eu sou professor e tenho paixão pelo que eu faço. Democratizar o acesso à cultura é uma forma de mostrar a importância dela”, disse o professor.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.


Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão. 


Publicitário discute o resgate da criatividade


Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.