Destaque
A projeção do faturamento é para a cidade de Campinas, somando as estimativas de vendas on-line e físicas
Por: Victor Sancho

O Dia das Mães é uma data especial não só para as mães, mas para o comércio considerada a segunda melhor para as vendas no varejo, perdendo somente para o Natal. Estimativa feita pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) aponta que esta data deve render cerca de R$ 254,8 milhões para o comércio local, o que representa uma alta de 5,67%, se comparado com 2022.

As lojas também esperam um aumento no rendimento deste ano, com uma diferença de cerca de 14,5%, relacionada ao ano passado. O economista da ACIC, Laerte Martins, relacionou o aumento nas vendas como reflexo da pandemia. “Este cenário deve apresentar uma elevação mais positiva nas vendas de 2023. As economias dão mostras de expansão positiva nas suas atividades econômicas”, disse. A ACIC também está prevendo que o valor médio para ser gasto com os presentes beiram a casa dos R$ 251. Entre os produtos mais procurados neste ano, estão as floriculturas, perfumes, produtos de beleza, roupas e calçados, além de eventos em bares e restaurantes
Nilson Adriano Longhi, comerciante, tem um box de plantas no centro da cidade. Segundo ele, a expectativa para as vendas é alta. “A nossa expectativa é de um aumento de 50% nas vendas das espécies mais baratas. Esperamos vender pelo menos oito mil suculentas e cerca de mil violetas”, disse.
O presidente do Ceasa, Valter Greve, avalia que essa data é marcante para o mercado de flores e a expectativa é que auxilie no aumento de vendas no segmento de flores, plantas e acessórios “para recuperar o buraco que a pandemia impactou”, afirma.
Iago Fadin Monteiro, de 19 anos, é estudante de economia na PUC-Campinas e conta que irá procurar presentes na região central de Campinas. “Eu tenho certeza que os preços vão aumentar, igual nos outros anos. Se você fizer uma pesquisa e ver o preço algumas semanas antes, você vai ver que eles vão aumentando os preços porque a procura é muito grande”, disse. Apesar de ainda não ter ido às compras, acredita que será tranquilo achar o produto que deseja. “O comércio se prepara para isso, agora começam as propagandas”, completa.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.