Destaque
A projeção do faturamento é para a cidade de Campinas, somando as estimativas de vendas on-line e físicas
Por: Victor Sancho
O Dia das Mães é uma data especial não só para as mães, mas para o comércio considerada a segunda melhor para as vendas no varejo, perdendo somente para o Natal. Estimativa feita pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) aponta que esta data deve render cerca de R$ 254,8 milhões para o comércio local, o que representa uma alta de 5,67%, se comparado com 2022.
As lojas também esperam um aumento no rendimento deste ano, com uma diferença de cerca de 14,5%, relacionada ao ano passado. O economista da ACIC, Laerte Martins, relacionou o aumento nas vendas como reflexo da pandemia. “Este cenário deve apresentar uma elevação mais positiva nas vendas de 2023. As economias dão mostras de expansão positiva nas suas atividades econômicas”, disse. A ACIC também está prevendo que o valor médio para ser gasto com os presentes beiram a casa dos R$ 251. Entre os produtos mais procurados neste ano, estão as floriculturas, perfumes, produtos de beleza, roupas e calçados, além de eventos em bares e restaurantes
Nilson Adriano Longhi, comerciante, tem um box de plantas no centro da cidade. Segundo ele, a expectativa para as vendas é alta. “A nossa expectativa é de um aumento de 50% nas vendas das espécies mais baratas. Esperamos vender pelo menos oito mil suculentas e cerca de mil violetas”, disse.
O presidente do Ceasa, Valter Greve, avalia que essa data é marcante para o mercado de flores e a expectativa é que auxilie no aumento de vendas no segmento de flores, plantas e acessórios “para recuperar o buraco que a pandemia impactou”, afirma.
Iago Fadin Monteiro, de 19 anos, é estudante de economia na PUC-Campinas e conta que irá procurar presentes na região central de Campinas. “Eu tenho certeza que os preços vão aumentar, igual nos outros anos. Se você fizer uma pesquisa e ver o preço algumas semanas antes, você vai ver que eles vão aumentando os preços porque a procura é muito grande”, disse. Apesar de ainda não ter ido às compras, acredita que será tranquilo achar o produto que deseja. “O comércio se prepara para isso, agora começam as propagandas”, completa.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna