Destaque

Quando o esporte é remédio e saída para superar traumas

Camila Giraldello Constâncio pratica o esporte há 5 anos e já ganhou 3 competições nacionais

Por Beatriz Cezar

Camila e a pequena Maitê durante treino na piscina (Foto: Arquivo Pessoal)

Ela encontrou na natação, no ciclismo e na corrida o antídoto para superar um grande trauma. Tornou-se uma verdadeira campeã de triatlo e fez desse esporte seu remédio. Camila Giraldello Constâncio, 39 anos, descobriu sua paixão pela modalidade após ser vítima de um sequestro. A valinhense, com cinco anos de experiência em competições, contou que sua vida mudou de rumo em 2018, após ser abordada na porta de seu carro por um homem, ameaçando-a de morte.

“Eu estava saindo do treino, colocando minhas bolsas no porta-malas e o assaltante entrou no veículo e me ameaçou. Na hora, ele pediu para eu ligar o carro devagar, sem chamar a atenção, e dirigir até um local afastado e silencioso”, disse, ao relatar que ficou cinco horas mantida refém.

Camila, mãe da pequena Maitê, de um ano, e casada com André Constâncio, contou que após o sequestro teve de se reencontrar novamente como profissional e mulher. “Foi humilhante. Vi minha vida profissional indo por água abaixo e por um longo período senti que estava sendo perseguida”, destacou, acrescentando que passou por tratamentos psiquiátricos, incluindo intervenções à base de medicamentos.

Atleta durante o campeonato IRONMAN 70.3, em Maceió (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas não foi apenas o apoio da família, amigos e médicos que ajudaram Camila a se recuperar, e sim a prática constante de atividade física. Ela disse que graças ao triatlo, pôde se reerguer novamente e não deixar-se ser levada pela depressão. “Provei para mim mesma do que sou capaz. Sempre fui corajosa e destemida, mas desta vez descobri o tamanho da força de vontade que tenho e a importância que ela tem na minha carreira como atleta, mãe e profissional”, relatou.

Mulher Maravilha

Já durante a pandemia da COVID-19, a valinhense relatou que, em 2021, recebeu uma surpresa: a gravidez. Com uma rotina regada a muito treino e trabalho, Camila teve de encontrar atividades rápidas que a ajudassem a manter o condicionamento físico e a deixassem preparada para os campeonatos. “Em diversas ocasiões pensei em desistir e deixar a dor e o cansaço me vencerem, mas o prazer da superação e da vitória fizeram cada esforço valer a pena”, apontou, acrescentando que divide a rotina entre treinos de corrida, natação e ciclismo de longas distâncias. A atleta já foi campeã da Copa Interior de Triatlo, Taça Santa Cecília, Long Distance, medalha de bronze no IRONMAN Brazil Tour e quarta colocada na Copa Interior de Triatlo.

Valinhense é medalhista de bronze do IROMAN Brazil Tour e 4ª colocada na Copa Interior de Triathlon (Foto: Arquivo Pessoal)

Questionada sobre como é conciliar a maternidade com o esporte, Camila enfatizou que a filha vem sempre em primeiro lugar. “Me tornei uma mãe superprotetora e que sempre está buscando a perfeição, logo, se Maitê esboça sintomas de gripe, deixo de lado os treinos para dar a ela todo o amor e carinho possível”, finalizou.

Orientação: Prof. Artur Araújo

Edição: Suelen Biason


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.