Destaque
Camila Giraldello Constâncio pratica o esporte há 5 anos e já ganhou 3 competições nacionais
Por Beatriz Cezar

Ela encontrou na natação, no ciclismo e na corrida o antídoto para superar um grande trauma. Tornou-se uma verdadeira campeã de triatlo e fez desse esporte seu remédio. Camila Giraldello Constâncio, 39 anos, descobriu sua paixão pela modalidade após ser vítima de um sequestro. A valinhense, com cinco anos de experiência em competições, contou que sua vida mudou de rumo em 2018, após ser abordada na porta de seu carro por um homem, ameaçando-a de morte.
“Eu estava saindo do treino, colocando minhas bolsas no porta-malas e o assaltante entrou no veículo e me ameaçou. Na hora, ele pediu para eu ligar o carro devagar, sem chamar a atenção, e dirigir até um local afastado e silencioso”, disse, ao relatar que ficou cinco horas mantida refém.
Camila, mãe da pequena Maitê, de um ano, e casada com André Constâncio, contou que após o sequestro teve de se reencontrar novamente como profissional e mulher. “Foi humilhante. Vi minha vida profissional indo por água abaixo e por um longo período senti que estava sendo perseguida”, destacou, acrescentando que passou por tratamentos psiquiátricos, incluindo intervenções à base de medicamentos.

Mas não foi apenas o apoio da família, amigos e médicos que ajudaram Camila a se recuperar, e sim a prática constante de atividade física. Ela disse que graças ao triatlo, pôde se reerguer novamente e não deixar-se ser levada pela depressão. “Provei para mim mesma do que sou capaz. Sempre fui corajosa e destemida, mas desta vez descobri o tamanho da força de vontade que tenho e a importância que ela tem na minha carreira como atleta, mãe e profissional”, relatou.
Mulher Maravilha
Já durante a pandemia da COVID-19, a valinhense relatou que, em 2021, recebeu uma surpresa: a gravidez. Com uma rotina regada a muito treino e trabalho, Camila teve de encontrar atividades rápidas que a ajudassem a manter o condicionamento físico e a deixassem preparada para os campeonatos. “Em diversas ocasiões pensei em desistir e deixar a dor e o cansaço me vencerem, mas o prazer da superação e da vitória fizeram cada esforço valer a pena”, apontou, acrescentando que divide a rotina entre treinos de corrida, natação e ciclismo de longas distâncias. A atleta já foi campeã da Copa Interior de Triatlo, Taça Santa Cecília, Long Distance, medalha de bronze no IRONMAN Brazil Tour e quarta colocada na Copa Interior de Triatlo.

Questionada sobre como é conciliar a maternidade com o esporte, Camila enfatizou que a filha vem sempre em primeiro lugar. “Me tornei uma mãe superprotetora e que sempre está buscando a perfeição, logo, se Maitê esboça sintomas de gripe, deixo de lado os treinos para dar a ela todo o amor e carinho possível”, finalizou.
Orientação: Prof. Artur Araújo
Edição: Suelen Biason
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.