Destaque

Oficina de robótica encanta crianças em Sumaré

Atividade ocorre todo final de semana de abril, voltada a crianças maiores de 4 anos

Por Mariana Dadamo

A professora Larissa Matoso e as crianças Davi e Alice, na oficina de robótica (Foto: Mariana Dadamo)

Em todos os finais de semana do mês de abril, está acontecendo uma oficina de robótica gratuita para crianças a partir de 4 anos no Shopping ParkCity Sumaré. O shopping, junto com a instituição Ensina Mais, disponibilizou aulas das 14h às 18h no período de 1 hora-aula com no máximo 9 alunos visando estimular a criação e conhecimento das crianças com a tecnologia.

As crianças se interessam no projeto por terem a ideia de fazer um robô, mas também trabalham a coordenação motora fina e o raciocínio lógico. João Lucas Pereira, de 9 anos, revelou fascínio por construir seu próprio robô e vê-lo funcionar. “Eu gosto muito de montar coisas, mas fazer funcionar foi muito mais divertido”, comentou quando testava seu robô no último final de semana.

O fato de os filhos tomarem a iniciativa de participar da oficina deixou os pais intrigados com o funcionamento do projeto, pois é algo com o qual nunca haviam tido contato. Atualmente cresce o interesse pela área da tecnologia. Fabiana Barros, 38, é bancária e acredita que a oficina trará benefícios no futuro para sua filha. “A Érica é muito curiosa e, como foi ela que quis participar, tenho certeza de que ela siga essa área ou influencie na sua decisão”.

Rafael (dir.) e João Lucas: “Eu gosto muito de montar coisas” (Foto: Mariana Dadamo)

Já Juliana Pereira, 37, é manicure e incentivou seu filho a participar, já que o evento, além de ser gratuito, oferece certificado de participação. “Achei interessante ser um evento que não precisa pagar e, como o João adora tecnologia e é criativo, ele ficou todo animado quando viu”, conta.

A Ensina Mais é uma instituição que tem uma proposta para o ensino lúdico, do primeiro ao nono ano, para reforçar a educação escolar. Com o ensinamento a partir da dificuldade do aluno e incentivo na área tecnológica, durante as aulas é trabalhada a liderança, competitividade e memória.

A robótica é feita com peças de montar específicas da instituição e utilizam um aplicativo de celular na programação próprio para fazer o motor funcionar. A organizadora do evento e professora Larissa Matoso, 35, afirma que “não podemos fugir da tecnologia, todos estão inseridos e ensinar a robótica é o passo inicial”.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.