Destaque
Acervo possui linha do tempo sobre principais acontecimentos da História da Humanidade e objetos pessoais
Por Marília Coimbra
A exposição francesa “Darwin: o Original”, instalada no galpão multiuso do Sesc-Campinas, oferece ao visitante uma tradução do pensamento do naturalista, geólogo e biólogo britânico sobre o comportamento humano e dos animais por meio de atividades interativas e apresentação de vídeos, fotos e fósseis. O evento é gratuito e estará disponível para visitação até 13 de agosto, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.
Uma linha do tempo do século XIX, presente no local, aponta desde acontecimentos mundiais até a vida pessoal de Charles Darwin, e também sobre suas teorias da evolução das espécies e a seleção sexual, mostrando que a ciência não possui um percurso necessariamente linear.
A proposta da exposição é envolver o público, de forma interativa, nas teorias darwinistas. A atividade de imitação, por exemplo, explora o rosto humano, fazendo com que o público imite as reações dos animais que o monitor apresenta.
Um jogo de cartas, no qual o público deve juntar as cartas que fazem parte de um mesmo tema, possui dados de pessoas importantes da época, além de acontecimentos mundiais e outras descobertas científicas, trazendo o conhecimento científico de forma rápida e divertida.
O evento conta com a instalação de diversos monitores, que apresentam pequenos filmes explicando as teorias darwinistas sobre a evolução das espécies. Há ainda entrevistas com físicos, biólogos e antropólogos franceses que comentam os conceitos trabalhados pelo estudioso inglês, apontando o que há de comum entre eles e como isso se traduz na evolução humana, em comportamentos do mundo animal e até no surgimento de doenças, como o câncer.
Eventos relacionados à vida pessoal de Darwin e de sua família também ganham espaço na exposição, havendo objetos como a “Porcelana Jasperware”, uma peça bicolor criada por Josiah Wedgwood, avô do pesquisador inglês. A maquete do navio “HMS Beagle” conta a história da viagem feita por Robert Fitzroy, na qual Darwin embarcou em 27 de dezembro de 1831, com o intuito de levantar dados cartográficos e meteorológicos da América do Sul.
De início, a viagem tinha duração prevista para 2 anos, mas no meio do caminho, Fitzroy desistiu da expedição e Darwin assumiu como naturalista oficial do projeto. Devido à grande quantidade de paradas em busca da diversidade, a viagem durou aproximadamente 5 anos, sendo considerada por Darwin o evento mais importante de sua vida.
Por estar no Brasil, a exposição recebeu peças, como fósseis e fotografias dos acervos dos Museus de Zoologia, de Geociências, e de Arqueologia e Etnologia da USP, além de peças do Museu de História Natural e de do Museu da Cidade de Campinas, para abordar a história do país em temas como a escravidão, a descoberta e valorização do pau-brasil, além das consequências da colonização portuguesa. Devido à sua grande paixão por besouros, o Acervo Museu de História Natural de Campinas enviou à exposição diversos esqueletos do inseto, de diferentes formas, cores e tamanhos.
O evento conta com a participação de educadores de diversas áreas, que auxiliam na visitação de grupos, gerando um roteiro próprio de acordo com o público. Geralmente, as visitas voltadas para o público adulto possuem um roteiro mais teórico, que levanta problematizações dentro das teorias darwinistas. As visitas para o público infantil e infanto-juvenil são voltadas para o lado educacional e interativo.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino