Destaque
Local oferece conhecimento sobre cultura e comida brasileira; parceira envolve Rede Livre e Armazém do MST
Por: Amanda Poiati
O Espaço Agroecológico, localizado em Barão Geraldo, é resultado da parceria entre o Armazém do Campo do MST e a Rede Livres. A loja foi inaugurada dia 26 de novembro de 2022, com a ideia de trazer produtos de qualidade e acessíveis para o consumidor. Durante a semana tem a feira de hortifrutis frescos que vem dos assentamentos Milton Santos, Elizabeth Teixeira e o acampamento Marielle Vive.

Todos os alimentos são agroecológicos, cultivados pela agricultura familiar e orgânicos. Há venda de livros da editora Expressão Popular, produtos do MST, como camisetas e aventais e, roupas da organização Veste Esquerda, vestimentas com estampas para quem se identifica e apoia o movimento.

Às sextas-feiras tem aula de capoeira, uma forma de diálogo e expressão que começou através dos escravos tentando fugir da escravidão física e mental. Aos sábados é servido almoço com opção vegana e há apresentação de bandas, com músicas ao vivo.
Durante o ano, o espaço conta com exposições de mulheres artesãs e oficinas de aprendizado.
Há sessões do Cine Debate, documentários que instigam reflexões dos tempos atuais e, a Roda de Conversa, onde é tratado assuntos do distrito e dialogam com a população sobre seus direitos.
SERVIÇOS – Espaço Agroecológico Armazém do Campo e Livres. Rua: Agostinho Pattaro, 145. Barão Geraldo, Campinas – SP. Segunda à Sábado das 10hs às 19hs.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.