Destaque
O Brasil estava na 9° posição de país que mais vendeu ingressos para o mundial
Por: Roberta Mourão
O evento mais aguardado pelos fãs de futebol, a Copa do Mundo, começou no dia 20 de novembro, e vem movimentando os torcedores que decidiram assistir aos jogos nas praças, bares e em casa, e aqueles que viajaram para ver de perto as principais seleções de futebol do mundo. Os brasileiros são conhecidos por amar esse esporte e acompanhar todos os jogos da seleção, e dessa vez não foi diferente, famílias e amigos foram até Doha, no Catar, para assistir de perto a tão sonhada Copa do Mundo.
Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), no dia 30 de setembro, o Brasil estava na 9° posição de país que mais vendeu ingressos para a Copa do Mundo 2022. Dos 2,7 milhões de ingressos que foram vendidos, 39.546 foram adquiridos por brasileiros até o último dia 30 de setembro.
O empresário, Neylor Lima, foi um dos torcedores que decidiu ver os jogos do Brasil de perto. O campineiro conta que a ideia de comprar os ingressos surgiu depois de uma viagem frustrante, no início deste ano, para a França, no qual ele e o filho tentaram assistir a final do Campeonato Champions League, mas não conseguiram comprar as entradas. “Falei para o meu filho, vamos para a Copa do Mundo e comprar antes os ingressos”, disse.
Desde então, Neylor se juntou com o filho e um amigo para preparar toda a viagem e conseguir assistir aos jogos. “Meu amigo entrou no site da Fifa e comprou os ingressos, mas ele tinha a ideia de ir em apenas um jogo”, afirmou. A partir daí, o campineiro começou a entrar em grupos no WhatsApp e Facebook, e conhecer torcedores que poderiam vender as entradas para os jogos.O empenho do empresário e a paixão pelo futebol foram tão grandes, que ele conseguiu comprar ingressos para 24 partidas.
Assistir o mundial sempre foi um sonho de Lima, mas nunca conseguiu ir pessoalmente. “Tenho uma memória viva do time maravilhoso da Copa do Mundo de 1982. Desde daquela época, alimentei a vontade de assistir uma Copa do Mundo”. Depois de um tempo, o campineiro se organizou financeiramente e conseguiu assistir da arquibancada os principais times do mundo.
Quando o assunto é Copa do Mundo a esperança da conquista do Hexa enche o coração dos brasileiros. Neylor conta que está bastante empolgado e confiante para os jogos do time, e que acredita na possibilidade da seleção brasileira chegar na final do campeonato. “Nunca teve uma Copa do Mundo tão fácil de ganhar como essa, pois os clubes favoritos estão tendo dificuldade e o Brasil não. Vai dar para levar esse título pra casa,” afirmou.
Setor do turismo e a Copa do Mundo
A Copa do Mundo, assim como grandes datas comemorativas, Natal e Ano Novo, geram reflexos em diversos setores do País,principalmente, o turismo.
A agente de viagens, Ana Valéria Barcellos, explica que a Copa do Mundo 2022 trouxe algumas curiosidades para esse setor. O número de pessoas procurando por passagens aéreas e hotéis no segundo semestre deste ano foi muito baixo. Uma das razões é que a Copa do Mundo no Catar foi mais seletiva. “Não adiantava procurar passagens para Doha se não tivesse os ingressos. Para desembarcar na cidade precisava das entradas”, afirmou.
Além disso, a procura por hotéis já está ocorrendo desde 2019. Doha estava com as reservas lotadas desde antes da pandemia. “Estive na cidade nessa época e alguns navios ainda iriam ancorar para acomodar o público, mas o local já estava sendo bastante procurado”, contou.
Em relação aos preços das passagens e a influência do evento em outros destinos, segundo Barcellos, com a abertura do campeonato, o preço das passagens aéreas aumentaram 30% para os países dos Emirados Árabes. Quem decidiu comprar ingressos de última hora e, consequentemente, as passagens, pagou bem mais caro no mês de novembro do que em outros meses.
Orientação: Prof Carlos Roldão
Edição: Giovanna Sottero
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino