Destaque
Galeria fica na Vila Madalena e conta com 140 metros de murais grafitados; comunidade faz a preservação
Por: Aline Nascimento
No coração do bairro da Vila Madalena, Zona Oeste da capital paulista, está o Beco da Batman, uma galeria de grafite a céu aberto. Ponto turístico obrigatório para quem aprecia a arte urbana, está localizado entre as ruas Gonçalo Afonso, Harmonia e Medeiros de Albuquerque. O Beco conta com140 metros de muros e paredes grafitados, que fazem parte da paisagem de São Paulo desde os anos 1980.
O Beco do Batman começou com um grafite do super-herói Batman, que apareceu desenhado no local entre estas ruas estreitas da Vila Madalena, nos anos 80. Este mural chamou a atenção de estudantes de arte da região, que começaram grafitar desenhos cubistas e psicodélicos nos muros daquele entorno. A pintura original do Batman já foi apagada da Vila Madalena, já que os grafites da galeria estão em constante mutação, sempre renovando os desenhos do local, e expondo o trabalho de diversos artistas.
Os painéis de grafites se espalham pelos muros, casas e bares das ruas, e contam com o apoio da comunidade para a conservação. Como estão sempre sendo renovados pelos artistas, cada vez que o visitante retorna ao local, encontrará uma novidade.
Como uma clássica galeria de arte, os murais do Beco do Batman também podem ser comemorativos, como o grafite projetado pelo artista trans Kauê Fidelis, em junho deste ano, em comemoração aos 80 anos do clássico Piu-Piu, em que mostra a personagem “abrasileirada” e com as cores do arco íris, em referência ao Mês do Orgulho LGBTQIA+.
Para além dos grafites, aos finais de semana, o Beco do Batman abriga uma feira de artesanato, que começa por volta das 9h e vai até às 19h, além de contar com música ao vivo. Sobretudo, por se tratar de uma área pública, o Beco do Batman pode ser visitado a qualquer horário e dia da semana, contudo, por ser totalmente instagramável, a visita durante a semana vale a pena, já que seus grafites coloridos rendem bons fundos para fotos. Contudo, é importante evitar dias propensos a chuvas fortes, já que há registros de alagamentos no local.
SERVIÇOS: O transporte público é o melhor meio de transporte para chegar ao local. As estações de metrô Vila Madalena (Linha Verde), Sumaré (Linha Verde), Clínicas (Linha Verde) e Fradique Coutinho (Linha Amarela) são as mais próximas e viáveis, com cerca de 1,5 km de distância, o que equivale a cerca de 20 minutos de
caminhada. Para quem não quer andar, os ônibus Metrô Vila Mariana (138), Terminal Pirituba (847P-10), Vila Piauí (846M-10), Brasilândia (847P-42) e Terminal Lapa (N834-11) passam perto do Beco.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Bianca Bernardes
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna