Destaque
Exposição fotográfica, apresentação de corais e palestra com especialista sobre idadismo serão mostradas ao público hoje (5), no Auditório D.Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas
Por: Gabriela Lamas
Para homenagear o Dia Internacional do Idoso, celebrado no último sábado (1º) e também comemorar seu segundo ano de atividades, o Vitalità, Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas, programou um evento para a manhã de hoje (5), no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da Universidade.
Com a exposição de fotos “Diálogos intergeracionais”, a apresentação dos corais do Colégio de Aplicação Pio XII, do Centro de Cultura e Arte (CCA) e do Vitalità – todos da Universidade – e a palestra da profa. Samila Sathler Tavares Batistoni sobre “Cultura intergeracional no combate ao idadismo”, o Vitalità pretende homenagear o público 60+ e também chamar a atenção sobre os desafios impostos pelo envelhecimento da população. O evento será realizado das 9 às 11 horas e também será transmitido pelo YouTube.
Serão expostas 30 fotos, todas produzidas pelos alunos do Vitalità. O público também poderá ter acesso a uma mostra virtual (Acesse aqui), feita pela estagiária do Vitalità Ludmila Bianchi, durante as oficinas de fotografia. As fotos serão expostas no hall de entrada do Auditório D. Gilberto e também na praça de alimentação do Campus I. A exposição será itinerante e em breve seguirá para o Campus II da Universidade.
Oficinas
A exposição de fotos começou a ser planejada em junho após a realização de três oficinas de fotografia, organizadas pelo Vitalità, em parceria com o projeto de Extensão “Vozes Juvenis”, coordenado pela professora Cecília Toledo, da Faculdade de Jornalismo. Foram realizadas duas oficinas no Campus I e uma no Campus II, com o objetivo de capacitar os idosos para a prática fotográfica por meio do aparelho celular e também estimulá-los a registrar momentos do seu dia a dia.

As oficinas contaram com a participaram dos estagiários e voluntários do Vitalità e do projeto de extensão, que ajudaram o público 60+ a fazer fotos com o próprio celular. Após os encontros, os alunos do Vitalità foram convidados a participar da exposição “Diálogos intergeracionais”, que tem como objetivo contribuir para o combate ao idadismo e estimular a transformação social para a construção de uma cultura de valorização das relações intergeracionais.
Durante o mês de julho, o público 60+ do Vitalità exercitou com seus netos e familiares fotos para a exposição. A partir de agosto, o Vitalitá começou a enviar as fotos legendadas, feitas pelos próprios idosos.

Além da exposição do Auditório Dom Gilberto, o público poderá ter acesso a uma mostra virtual (Acesse aqui), feita durante as oficinas de fotografia pela estagiária do Vitalià, Ludmila Bianchi. “Registrar os momentos da oficina de fotografia foi muito importante para mim, pois pude ver o sorriso no rosto de todos os participantes enquanto descobriam as novas ferramentas dos seus próprios celulares”, afirmou Ludmila, que é estudante do curso de Design Digital da PUC-Campinas. “Como todas as idades, os idosos devem ser incluídos na sociedade. Ninguém deve ficar de fora”, completou.
Para Sonia Moura, que vivenciou uma das oficinas de fotos, a experiência ampliou seu conhecimento sobre o celular e seus recursos. “Participar das oficinas foi ótimo pelo aprendizado e o lado social”, declarou. Na sua opinião, tanto a Universidade como o Vitalità estão sempre proporcionando conteúdos e integrações com pessoas de dentro e fora do instituição.
Projetos
O Vitalità comemora dois anos de atividades com várias ações e projetos que articulam três eixos: a pesquisa e a inovação; a qualidade de vida e o empreendedorismo sênior. O Vitalità recebeu o selo de Rede Internacional de Universidades Amigas do Idoso, sendo a primeira da América do Sul a conquistar.
Orientação: Profa. Cecília Toledo
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.