Destaque
Parlamentares elegeram o relator e definiram as diligências para as investigações; grupo tem 90 dias para concluir o relatório, que pode ser prorrogado
Por: Bruno Costa
A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aconteceu no último dia 10 e definiu o vereador Major Jaime (PP) como relator da Comissão. Também foi estabelecido um prazo de 90 dias para a conclusão do relatório, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. A reunião da comissão será na próxima quarta-feira (19), a partir das 14 horas.
A CPI foi criada para apurar suposta cobrança de vantagens indevidas para manutenção na contratação ou prorrogação de contratos das empresas terceirizadas do legislativo. Um dos principais alvos da apuração é o presidente da Câmara Municipal, Zé Carlos (PSB) o ex-subsecretário do órgão, Rafael Creato. Ambos estão afastados de suas funções e são investigados pelo ministério público de São Paulo.
Além do presidente Paulo Gaspar (NOVO) e do relator Major Jaime (PP), os integrantes que compõe a comissão são os vereadores Paola Miguel (PT), Carmo Luiz (PSC), Paulo Bufalo (PSOL), Luiz Cirilo (PSBD) e Higor Diego (Republicanos). A composição da CPI foi decidida por sorteio realizado na quarta-feira (5)
Major Jaime (PP) é parlamentar de primeiro mandato e se ofereceu para redigir o relatório da CPI. Ele foi escolhido relator por votação dos membros da comissão. “O interesse público será o principal objetivo da comissão”, declarou o vereador ao assumir a primeira reunião da CPI.
Foram aprovados na reunião que elegeu os membros da CPI os instrumentos que serão usados nas investigações, como o acesso a determinados contratos para eventuais questionamentos, deliberações com o apoio da assessoria da procuradoria da casa, cota de correspondência para uso da comissão, designação de servidores para atuar como oficial de justiça, disposição de espaço protegido para guarda de documentos, disponibilização de arquivos de vídeo e áudio, transcrição de reuniões a até a criação de um e-mail em nome da comissão para receber mensagens da população, entre outros.
Orientação: Profa. Cecilia Toledo
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino