Destaque

PUC-Campinas recebe Festival Paralímpico

Evento proporcionará ao público vivência nas modalidades rugby de cadeira de rodas, atletismo e bocha

Por: Gabriela Lamas e Laura Saroa

No próximo sábado, dia 24 de setembro, a Faculdade de Educação Física (FAEFI) da PUC-Campinas recebe o Festival Paralímpico 2022, evento que tem como realizador o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e apoio local da Associação Paraolímpica de Campinas (APC). O Festival será realizado das 9 às 12 horas. A entrada será aberta ao público.

É a primeira vez que a PUC-Campinas sedia este evento, único da América Latina a oferecer a crianças com deficiência do território nacional a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas. O Festival acontecerá simultaneamente em 100 cidades do país, atingindo todos os estados brasileiros.

O representante da APC Campinas, Luiz Marcelo da Luz, ao lado da diretora de Faculdade de Educação Física, Giovanna Saroa (Foto: Gabriela Lamas)

Para a diretora da FAEFI, professora Giovanna Saroa, este evento vai ao encontro da proposta de inclusão social da Universidade. “O Festival Paralímpico é um ação guarda-chuva da PUC-Campinas, que reúne diversos cursos da Universidade, como a Educação Física, Fonoaudiologia, Odontologia, Jornalismo, Engenharia, Direito, entre outros”, explica.

“Este evento é importante para a PUC-Campinas, porque não apenas possibilitará a troca de conhecimento entre alunos e docentes de diversas áreas do conhecimento da Universidade, como também propiciará a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte”, afirma. Segundo ela, a Universidade já tem a tradição de participar de outros projetos sociais inclusivos, como os Jogos Escolares Municipais Adaptados (JEMA), que reuniram na FAEFI mais de 900 crianças, em várias modalidades esportivas.

Uma das provas disputadas no evento de 2021 (Foto: Divulgação)

Na opinião de Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, representante da Associação Paralímpica de Campinas (APC), que é a entidade parceira do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a expectativa do CPB é que 14 mil crianças e jovens sejam atendidos nos mais de 100 municípios onde o Festival será realizado.  “Teremos apresentação das modalidades paraolímpicas para um universo de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos. Além deles, há um percentual desse grupo que não têm deficiência”, afirma.

Este é o terceiro ano que o Festival Paralímpico é realizado em Campinas. O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional do Atleta Paralímpico, realizado em 22 de setembro, que tem como objetivo homenagear, apoiar e divulgar o trabalho dos atletas paralímpicos brasileiros.

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Ana Clara Ornelas


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.