Destaque

Crianças e adolescentes participam do Festival Paralímpico na PUC-Campinas

Evento ocorreu nas instalações da Faculdade de Educação Física; público teve a oportunidade de vivenciar três modalidades esportivas

Por: Gabriela Lamas e Laura Saroa

Rugby foi uma das modalidades presentes durante o Festival Paralímpico (Foto: Gabriela Lamas)

Cerca de 150 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, participaram no último sábado, dia 24, do Festival Paralímpico realizado nas quadras da Faculdade de Educação Física (FAEFI), da PUC-Campinas. Por meio de um circuito em três modalidades paralímpicas – bocha, atletismo e rugby de cadeira de rodas – o público pode vivenciar cada esporte.

O evento, promovido nacionalmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi realizado na PUC-Campinas em parceria com a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) e a Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP). Segundo o CPB, cerca de 15 mil crianças e jovens participaram do evento que aconteceu simultaneamente em 97 cidades brasileiras, na manhã do sábado.

 

O estudante Vitor Moreno, da Faculdade de Educação Física, trabalhou como voluntário no evento (Foto: Laura Saroa)

Para atuar no evento, os estudantes da Faculdade de Educação Física passaram por um treinamento, que teve como objetivo capacitá-los para para lidar com o público presente. Segundo Vitor Moreno, estudante do segundo ano da FAEFI, a experiência de participar do Festival foi importante, já que, durante a graduação, ele teve a oportunidade de conhecer disciplinas que abordaram a inclusão adaptada. “A educação física não é só movimentar o corpo. Ela também trabalha bastante o social”, disse.

 

Circuito

O público, dividido em grupos, teve a oportunidade de vivenciar por meio de um circuito as modalidades paralímpicas bocha, atletismo e rugby de cadeira de rodas. Familiares das crianças e adolescentes também participaram das atividades durante o circuito. Ao final do evento, foram distribuídos lanches e água para os presentes nas quadras. Os convidados puderam levar para casa uma camiseta do Festival.

Além de crianças e os adolescentes de escolas públicas, também estiveram presentes ao evento algumas entidades de Campinas, como o Lar da Criança Feliz e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que levou 20 crianças. Para o coordenador de esporte da APAE, João Francisco Cosmo, o Festival Paralímpico reforçou a importância do evento para alunos e atletas que acabam sendo incluídos no esporte. “Além deles [crianças] vivenciarem uma nova modalidade, eles têm a integração com os outros”, afirmou.

Além dos estudantes da Faculdade de Educação Física, as crianças e adolescentes foram auxiliadas por profissionais das escolas e entidades. O evento teve o patrocínio da Loterias Caixa e de outros parceiros.  

 

Professor auxilia aluna com deficiência visual na modalidade de Bocha Paralímpica (Vídeo: Laura Saroa)

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Junior Gomes


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.