Destaque
Emdec informou oficialmente que foi realizada uma nova vistoria técnica no dia 25 de maio
Por: Marcela Almeida e Pamela Barbosa
Em março, por meio de entrevista on-line, o presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Vinícius Riverete, prometeu a implantação de faixas de pedestres na região da PUC-Campinas, Campus I. “Em um mês, dois meses no máximo, estará sinalizada a região da PUC”, disse o presidente na ocasião. Até o momento da matéria desta matéria, nada aconteceu.
“Desde que começaram as aulas, notei que falta fiscalização aqui na região, não tem nem um semáforo, uma placa informando passagem de pessoas na rua, não tem nada”, relatou Maurício Gonçalves, 18 anos, estudante de engenharia mecânica do período matutino. Queixas semelhantes foram ouvidas por outras pessoas que se dispuseram a conversar com a reportagem.
Após a nossa matéria publicada no começo de abril, muitos alunos comemoraram a notícia, pois as faixas são necessárias para a segurança de todos no trânsito. “Quando fiquei sabendo da implantação da faixa aqui, fiquei contente. Contei para os meus amigos até, porque é uma segurança a mais, mas até agora nada”, disse Gonçalves.
Para Nicole Bertin, 19 anos, estudante de engenharia de software do período matutino, uma implementação de sinalização adequada seria crucial, pois não se sente segura ao atravessar nas proximidades da PUC-Campinas. “Não me sinto nem um pouco segura, mas nada justifica o grande perigo de travessia principalmente na rotatória, que além de não ter uma boa visão para atravessar, não tem uma calçada ou uma espécie de passagem para os pedestres, acho extremamente perigoso a travessia, principalmente no horário de maior movimento, coisa que não irá mudar. E como já ocorreu situações desagradáveis, a segurança que eu já não tinha diminuiu mais ainda”, afirmou.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, a demarcação de área destinada à travessia de pedestres permite a mobilidade segura e constitui fator determinante para a redução do número de atropelamentos. Nesse aspecto, a ocorrência do crime de trânsito de homicídio ou lesão corporal, na modalidade culposa, na faixa de pedestre, tem a pena aumentada de metade até um terço, conforme preveem os parágrafos únicos dos artigos 302 e 303 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Emdec
No dia 21 de março, a Emdec fez uma vistoria e comprovou a falta de sinalização nos locais apontados com ausência de faixa de pedestres, decorrente de uma solicitação feita pela reportagem. De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, as faixas seriam implementadas no máximo em dois meses, porém até o momento não foram iniciadas as atividades. Em nota, a assessoria de imprensa da Emdec informou que foi feita uma nova vistoria no dia 25 de maio para que o processo seja iniciado.
“A região específica que você menciona recebeu uma nova vistoria técnica dia 25 de maio. A partir da análise da situação, os projetos de sinalização serão executados e, posteriormente, a sinalização viária será implantada. Importante destacar que a região do Parque das Universidades já está recebendo várias ações de reforço e manutenção da sinalização viária, principalmente em locais com alta acidentalidade. Recentemente foram implantados dispositivos para aumentar a segurança viária e reforço na sinalização na via de ligação entre o campus da Unicamp e o campus da PUC Campinas”, afirmou Marcio de Souza, assessor da Emdec.
Orientação e edição: Prof. Artur Araujo
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino