Destaque
Concentração ocorre às 8 no rinque de patinação; terá aferição de pressão arterial e glicemia capilar
Por: Otoniel Bueno
No mês do combate à hipertensão arterial, a Secretária de Esportes e Lazer de Campinas, em parceria com a Secretária de Saúde, vai realizar amanhã (29) uma caminhada na Lagoa do Taquaral, para alertar a população sobre a doença. A concentração ocorre às 8 horas no rinque de patinação e a previsão de duração é de meia hora.

A caminhada pode ser uma grande aliada para as pessoas que buscam estabilizar a hipertensão arterial e melhorar o bem-estar, segundo o médico Carlos Sauer, da Secretaria de Saúde de Campinas. Ele recomenda caminhadas de, no mínimo, 20 minutos de três a quatro vezes por semana. “A caminhada não só previne a hipertensão, como seria uma das formas de resolver a hipertensão leve. Na hipertensão moderada ou grave o indivíduo precisará de menos remédio para ter o mesmo resultado terapêutico, ou seja, a atividade física, das quais destaco a caminhada, é essencial para o tratamento e prevenção da hipertensão arterial.” comenta.
Para o médico, o índice de hipertensão vem aumentando em decorrência do estilo de vida das pessoas, que têm diminuído a prática de atividades físicos. “As pessoas costumam usar meios de transportes que as privam do exercício”, explica. Segundo ele, no passado as elas costumavam caminhar mais no seu dia a dia e, com o surgimento das grandes cidades, os deslocamentos aumentaram, fazendo com que o uso do transporte tenha aumentado. “A ida à padaria, que costuma ser de três a cinco quadras de casa, poderia se tornar uma caminhada, mas as pessoas acabando preferindo ir de carro”.

A falta de exercícios pode refletir na saúde a curto ou longo prazo, que depende da genética de cada pessoa. Para Sauer, a população está abrindo mão de seus hobbies, como a natação e o futebol, que fazem a diferença na sua qualidade de vida. “Quando se abre mão de um esporte, a pessoa adoece e depende da sua carga genética. Umas vão adoecer somente com a idade avançada e outras mais precocemente, ainda jovens. Isso explica o motivo do aumento da incidência de hipertensão arterial na população, ao longo dos anos.” diz.
O Ministério da Saúde publicou um relatório de dados levantados pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), que aponta o aumento de adultos com hipertensão em 3,7% em 15 anos no Brasil, índice que era de 22,6% em 2006 e 26,3% em 2021.
Vilões da alimentação
Os alimentos processados podem ser vilões para o desenvolvimento da hipertensão arterial. Sauer utiliza o exemplo do refrigerante diet, que é adoçado com ciclamato de sódio e é um componente que faz mal para a saúde. “Ele induz a hipertensão em pacientes que têm a genética favorável para a doença”, comenta.
Os produtos embutidos e ultraprocessados devem ser evitados e optar por opções naturais, segundo o médico. “Basta olhar nas embalagens na parte de informação nutricional a quantidade de sódio. Opte por alimentos naturais que descasque, frutas e legumes, pois eles têm potássio, que previne e ajuda no tratamento da hipertensão arterial. É recomendado para a prevenção e para as pessoas hipertensas”, finaliza.
Orientação: Profa. Cecília Toledo
Edição: Oscar Nucci
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.