Destaque

Prefeitura campineira propõe caminhada no Taquaral

Concentração ocorre às 8 no rinque de patinação; terá aferição de pressão arterial e glicemia capilar

Por: Otoniel Bueno

No mês do combate à hipertensão arterial, a Secretária de Esportes e Lazer de Campinas, em parceria com a Secretária de Saúde, vai realizar amanhã (29) uma caminhada na Lagoa do Taquaral, para alertar a população sobre a doença. A concentração ocorre às 8 horas no rinque de patinação e a previsão de duração é de meia hora.

O médico Carlos Sauer, da Secretaria da Saúde, recomenda caminhadas três a quatro vezes por semana (Foto: arquivo pessoal)

A caminhada pode ser uma grande aliada para as pessoas que buscam estabilizar a hipertensão arterial e melhorar o bem-estar, segundo o médico Carlos Sauer, da Secretaria de Saúde de Campinas. Ele recomenda caminhadas de, no mínimo, 20 minutos de três a quatro vezes por semana. “A caminhada não só previne a hipertensão, como seria uma das formas de resolver a hipertensão leve. Na hipertensão moderada ou grave o indivíduo precisará de menos remédio para ter o mesmo resultado terapêutico, ou seja, a atividade física, das quais destaco a caminhada, é essencial para o tratamento e prevenção da hipertensão arterial.” comenta.

Para o médico, o índice de hipertensão vem aumentando em decorrência do estilo de vida das pessoas, que têm diminuído a prática de atividades físicos. “As pessoas costumam usar meios de transportes que as privam do exercício”, explica. Segundo ele, no passado as elas costumavam caminhar mais no seu dia a dia e, com o surgimento das grandes cidades, os deslocamentos aumentaram, fazendo com que o uso do transporte tenha aumentado. “A ida à padaria, que costuma ser de três a cinco quadras de casa, poderia se tornar uma caminhada, mas as pessoas acabando preferindo ir de carro”.

Campanha de combate à hipertensão: aferição da pressão arterial em posto de saúde do município (Foto: Luiz Granzotto)

A falta de exercícios pode refletir na saúde a curto ou longo prazo, que depende da genética de cada pessoa. Para Sauer, a população está abrindo mão de seus hobbies, como a natação e o futebol, que fazem a diferença na sua qualidade de vida. “Quando se abre mão de um esporte, a pessoa adoece e depende da sua carga genética. Umas vão adoecer somente com a idade avançada e outras mais precocemente, ainda jovens. Isso explica o motivo do aumento da incidência de hipertensão arterial na população, ao longo dos anos.” diz.

O Ministério da Saúde publicou um relatório de dados levantados pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), que aponta o aumento de adultos com hipertensão em 3,7% em 15 anos no Brasil, índice que era de 22,6% em 2006 e 26,3% em 2021.

Vilões da alimentação

Os alimentos processados podem ser vilões para o desenvolvimento da hipertensão arterial. Sauer utiliza o exemplo do refrigerante diet, que é adoçado com ciclamato de sódio e é um componente que faz mal para a saúde. “Ele induz a hipertensão em pacientes que têm a genética favorável para a doença”, comenta.

Os produtos embutidos e ultraprocessados devem ser evitados e optar por opções naturais, segundo o médico. “Basta olhar nas embalagens na parte de informação nutricional a quantidade de sódio. Opte por alimentos naturais que descasque, frutas e legumes, pois eles têm potássio, que previne e ajuda no tratamento da hipertensão arterial. É recomendado para a prevenção e para as pessoas hipertensas”, finaliza.

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Oscar Nucci


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.