Destaque

Evento anuncia Semana de Arte Transviada em Campinas

“Artistes” debatem e apresentam movimento que se contrapõe à Semana de Arte Moderna, de 1922

Por: Stefani Pereira

“Artistes” de diferentes linguagens e convidados se reuniram na noite da última quinta-feira (26) no bate-papo “Arte Transviada: Legitimidade, Vanguarda e Circulação dos Afetos” no Sesc Campinas, que debateu o movimento cultural que dá origem a Semana de ArteTransviada, que emerge da articulação e da movimentação artística de pessoas e “corpas” frequentemente “inviabilizades” pela sociedade.

Paul Parra, mestre em comunicação e cultura, pesquisador e artista visual. “A nossa intenção é trazer a vida e a celebração das nossas vidas e das nossas corpas” (Foto: Stefani Pereira)

A Semana de ArteTransviada, que tem data prevista para acontecer em agosto deste ano, contará com uma agenda de duas semanas de manifestações artísticas nas cidades de Campinas e Sorocaba, em locais que ainda serão divulgados pela organização do evento, na qual “artistes” socialmente “marginalizades” exibirão suas artes neste evento que pretende, além de legitimar seus autores, considerando suas subjetividades e suas vivências, se contrapor ao sistema normativo e binário de gênero imposto pela sociedade que consequentemente se reflete na história da arte mundial e de quem e para quem se produz. De acordo com o idealizador do projeto e produtor geral, Paul Parra, o termo “Arte Transviada” surge da ideia de “transviar”, ultrapassar uma via, algo que já foi proposto, e no caso da arte, ele comenta que o padrão se resumiu a um modo acadêmico e elitista de estudos, majoritariamente cisgênero que retrata somente o olhar e a vida de pessoas cis.

Ainda de acordo com Parra, por isso, a Semana de Arte Transviada se contrapõe a Semana de Arte Moderna justamente no ano em que se comemora o seu centenário, pois traz a reflexão sobre demais existências e subjetividades diante de um acontecimento considerado um marco histórico para as belas artes do Brasil, uma vez que buscava se aproximar da cultura popular; mas que, após 100 anos, ainda não contempla a pluralidade de sua proposta.

Os locais de realização do evento também desejam descentralizar a arte da capital paulista, ao contrário da Semana de 22. O intuito é viabilizar o interior do estado e “us” “artistes” que vivem nessas cidades. Participaram do bate-papo ainda, a atriz e escritora Helena Agalenéa como mediadora, a produtora cultural e multiartista Akira Avalanx que contou suas vivências como pioneira da cultura Ballroom na cidade de Campinas e da dançarina e produtora Eshiley Haughton. O bate-papo foi uma realização do Sesc Campinas, do Núcleo Ponte e da Bons Ventos Cultura.

Confira alguns “dus” “artistes” da Semana de Arte Transviada no vídeo abaixo:

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: André Romero


Veja mais matéria sobre Destaque

Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.