Destaque

Museu do Futebol segue novas lógicas de mercado

Segundo o jornalista e pesquisador Danilo Christofoletti, as artes e exposições culturais precisam ser rentáveis

Por: Fernanda Machado

Christofoletti: “É melhor ter um museu que seja midiático e capitalista do que não ter um museu porque não dá lucro” (Imagem: Videoconferência)

A experiência de chutar uma bola e medir a força de seu chute, e as interações multimídia, com luzes e cores que instigam o visitante a voltar, são elementos que mostram o foco do Museu do Futebol na audiência e na lucratividade. A afirmação é de Danilo Christofoletti, jornalista e bacharel em Direito, autor da dissertação “A midiatização do futebol brasileiro: um estudo comparativo entre o Museu do Futebol e o Memória Globo.”

Para ele, que pesquisou sob orientação da profa. Mária Rosa, os museus precisam se adaptar à atual cultura de massa e ir além da função social de preservação e divulgação da história. “É melhor ter um museu que seja midiático e capitalista do que não ter um museu porque não dá lucro”, diz.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar) da PUC-Campinas, Christofoletti alerta para os riscos de enviesamento no conteúdo nessa lógica marcadamente comercial. De acordo com o pesquisador, retratar somente o lado vitorioso do esporte – como grandes vitórias e jogadas magistrais – pode criar a imagem de que não há tropeços ou escândalos, passando a ideia de que essa narrativa distorcida é a versão oficial.

Aqui, acesso à integra da entrevista em vídeo.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: João Vitor Bueno


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.