Destaque

Museu do Futebol segue novas lógicas de mercado

Segundo o jornalista e pesquisador Danilo Christofoletti, as artes e exposições culturais precisam ser rentáveis

Por: Fernanda Machado

Christofoletti: “É melhor ter um museu que seja midiático e capitalista do que não ter um museu porque não dá lucro” (Imagem: Videoconferência)

A experiência de chutar uma bola e medir a força de seu chute, e as interações multimídia, com luzes e cores que instigam o visitante a voltar, são elementos que mostram o foco do Museu do Futebol na audiência e na lucratividade. A afirmação é de Danilo Christofoletti, jornalista e bacharel em Direito, autor da dissertação “A midiatização do futebol brasileiro: um estudo comparativo entre o Museu do Futebol e o Memória Globo.”

Para ele, que pesquisou sob orientação da profa. Mária Rosa, os museus precisam se adaptar à atual cultura de massa e ir além da função social de preservação e divulgação da história. “É melhor ter um museu que seja midiático e capitalista do que não ter um museu porque não dá lucro”, diz.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar) da PUC-Campinas, Christofoletti alerta para os riscos de enviesamento no conteúdo nessa lógica marcadamente comercial. De acordo com o pesquisador, retratar somente o lado vitorioso do esporte – como grandes vitórias e jogadas magistrais – pode criar a imagem de que não há tropeços ou escândalos, passando a ideia de que essa narrativa distorcida é a versão oficial.

Aqui, acesso à integra da entrevista em vídeo.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: João Vitor Bueno


Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas


Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes


Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.