Destaque
Segundo o jornalista e pesquisador Danilo Christofoletti, as artes e exposições culturais precisam ser rentáveis
Por: Fernanda Machado

A experiência de chutar uma bola e medir a força de seu chute, e as interações multimídia, com luzes e cores que instigam o visitante a voltar, são elementos que mostram o foco do Museu do Futebol na audiência e na lucratividade. A afirmação é de Danilo Christofoletti, jornalista e bacharel em Direito, autor da dissertação “A midiatização do futebol brasileiro: um estudo comparativo entre o Museu do Futebol e o Memória Globo.”
Para ele, que pesquisou sob orientação da profa. Mária Rosa, os museus precisam se adaptar à atual cultura de massa e ir além da função social de preservação e divulgação da história. “É melhor ter um museu que seja midiático e capitalista do que não ter um museu porque não dá lucro”, diz.
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar) da PUC-Campinas, Christofoletti alerta para os riscos de enviesamento no conteúdo nessa lógica marcadamente comercial. De acordo com o pesquisador, retratar somente o lado vitorioso do esporte – como grandes vitórias e jogadas magistrais – pode criar a imagem de que não há tropeços ou escândalos, passando a ideia de que essa narrativa distorcida é a versão oficial.
Aqui, acesso à integra da entrevista em vídeo.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: João Vitor Bueno
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.