Destaque

Dia da Adoção é usado para fortalecer o debate  

Famílias contam suas experiências para encorajar, incentivar e enfatizam a importância do gesto da adoção

Por: Paula Perez

Dia 25 de maio é comemorado como o Dia Nacional da Adoção, celebrando o ato de pais que acolhem crianças sem nenhuma ligação parental e cuidam delas como filhos. De acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no ano de 2021, 26,1% dos candidatos a adotantes desejam crianças brancas; 58% almejam crianças até quatro anos de idade; 61,5% não aceitam adotar irmãos; e 57,7% só querem crianças sem nenhuma doença.  Quando trata-se de crianças com mais de oito anos, apenas 4,52% das pessoas aceitam adotar.

Luciene Floriano, moradora de Campinas, enfermeira e segurança, adotou uma menina e relata que para iniciar o processo, o candidato precisa passar por vários fases, inclusive apresentar um atestado de saúde mental. No momento em que foi acionar o profissional, ela diz que ficou impressionada. “Ele me disse que não poderia me dar o atestado de saúde mental, pois só pelo fato de querer adotar uma criança, já comprova que eu não estava bem, mas com uma ideia louca”.

Luciene conta que o processo durou dois anos e meio, mas mesmo assim não desistiu, pois o mais importante era a decisão do que queria. “Eu sempre tive certeza de querer adotar uma criança, desde os meus 10 anos, independente de já ser mãe ou de ser menina ou menino.”

Ela, que já era mãe de dois filhos, relata que na primeira ficha que fez tinha dado como preferência uma faixa de idade de três anos, mas ficou cerca de um ano e meio na espera. “Até que um dia mudei de ideia, colocando o limite de idade de até 10 anos. Um mês depois, recebi uma ligação dizendo que tinha a Arielle, de oito anos, me aguardando. Quando ela foi colocada no processo de adoção, possuía apenas quatro anos.”

Silas Puerta mora em São Paulo e é diretor da escola ETEC Carlos de Campos. Ele adotou um menino, juntamente com o seu marido. Silas conta que o seu processo também foi demorado “No primeiro ano inserimos idade até quatro anos, mas mudamos no segundo ano para até oito anos, adotando o Thiago que possuía seis anos e oito meses.”

“Ela não é mais agressiva. Tem um olhar diferente e brilhoso, é tranquila e comunicativa”, diz Luciene Floriano (Foto: Arquivo Pessoal)

A família de Adrielle sentiu dificuldades ao trazê-la para o mundo real, já que a menina não demonstrava emoções, queria ser forte, era agressiva, tanto com ela, como com outras pessoas, além de ter medo no olhar. “Tive que conhecê-la, saber quem ela é: suas vontades, seus medos, e só assim pude reconstruir para construir”, destaca Luciene.

A vida da criança antes de ser adotada pela família de Luciene foi difícil. Ela passou fome, conviveu com uma mãe usuária de drogas que constantemente levava homens para a casa, além de que seu pai era morador de rua. Seus irmãos eram mais velhos e acabaram pulando o muro e fugindo, então, uma das maiores dificuldades foi a inserção da criança em um ambiente familiar. “O que poderia mudar e fazer a diferença é a criança ser abrigada por famílias acolhedoras, não precisando mudar totalmente a sua rotina em um abrigo, assim, quando vier uma pessoa para adotar, ela não está fora da realidade.”

“A psicoterapia busca ajudar a resolver os conflitos internos e a lidar com o sentimento de rejeição”, diz Rosa Lima (Foto: Arquivo Pessoal)

Rosa Lima, psicóloga, também acha válido o abrigo em casas de famílias acolhedoras. “A família é sempre melhor que uma Instituição, pois irá dedicar-se à particularidade da pessoa, porém, é necessário o acompanhamento da chegada e desprendimento, quando necessário, para não representar um outro rompimento ou ‘abandono.” Para a psicóloga, a adoção deve ser tratada com naturalidade. “Como um processo de amor, de espera, como ocorre uma gestação, com planos, sonhos e conquistas; portanto, quando a criança chega na família, ela pertence por inteiro neste lar…assim, ela vai interiorizando sua presença, ficando a adoção um detalhe da sua existência”, destaca.

Silas posta em seu Instagram, um dos lugares em Minas Gerais que conheceu juntamente com Tiago e Diego (Foto: Arquivo Pessoal).

Silas conta a história difícil de Thiago. “Ele não tinha irmãos, convivia apenas com a mãe nas ruas da Zona Leste de São Paulo. As situações de rua e maus tratos afetaram diretamente o desenvolvimento motor e psicossocial do Thiago.” Ele ainda diz que precisou buscar profissionais para auxiliá-los.  “Precisávamos de assistência psicoemocional e motora, depois, seguimos com relação a autoconfiança, porém, hoje, observamos que as dificuldades são as ‘normais’ que pais enfrentam com filhos na idade de nove anos.”

Hoje ele diz sentir orgulho de ser pai. “Ele é maravilhoso, e ser pai é uma experiência incrível, que nos fez ressignificar muitas coisas. Aprendemos o verdadeiro significado de reciprocidade e empatia”, finaliza.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Sophia De Castro


Veja mais matéria sobre Destaque

Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.