Destaque

RedeUrban95 projeta intervenções urbanas em Campinas

Objetivo do projeto é chamar a atenção da população para questões da Primeira Infância

Por Melyssa Kell

Thiago Ferrari: “Somos todos cuidadores em potencial e auxiliadores dos cuidadores” (Foto: Acervo pessoal)

Campinas é uma das dez cidades que participam do projeto fomentado pela RedeUrban95, uma organização internacional voltada para as questões da Primeira Infância, que visa pensar e criar políticas públicas baseadas nas concepções de gestantes, cuidadores e crianças de até 6 anos. O projeto trabalha por meio de intervenções urbanas para chamar atenção da sociedade sobre a importância de priorizar o debate sobre esse período da vida das crianças.

Para Thiago Ferrari, coordenador da PIC (Primeira Infância Campineira), todos somos responsáveis pelas crianças de nosso círculo social. “Quando a gente fala de Primeira Infância, a gente está falando de criança e quando a gente fala de criança, a gente tem que falar também de quem cuida dessa criança. É gente cuidando de gente”, afirma. “Somos todos cuidadores em potencial e auxiliadores dos cuidadores”.

O projeto da RedeUrban95 propõe a realização de diagnósticos locais sobre o que mães, cuidadores e crianças pensam a respeito do planejamento urbano e do acesso do público infantil a locais de circulação comum, na cidade. De acordo com a psicopedagoga clínica Taina Baroza, a perspectiva dos cuidadores é essencial para construção de uma linha de raciocínio de maneira que se possa compreender os aspectos que forjam o caráter da criança. “Eles [os cuidadores] trazem suas perspectivas em relação ao desenvolvimento da criança, se houve algum problema na gravidez ou não e isso também interfere no desenvolvimento cognitivo”, explica a psicopedagoga.

Crediane Santana Correia, gestante de 31 semanas, acha importante a locomoção dentro do transporte público para que todos tenham acesso sem dificuldades. Ela também defende o conforto da criança em espaços públicos. “As ações necessárias que acho que precisam ser tomadas para que as crianças se sintam bem em espaços públicos é o respeito no local, e saber que estamos lidando com crianças, para que elas se sintam bem”, explica.

Na opinião do coordenador da PIC, é importante estar atento às necessidades das crianças e cuidadores. “Precisamos pensar também em criar ações práticas e concretas dentro da nossa cidade, como mobilizar a escola, o centro de saúde e toda comunidade ao entorno daquela criança e daquele cuidador”, afirma. Para ele, o debate e a reflexão são importantes para que a cidade ofereça às crianças uma infância saudável e afetiva.

Orientação:  Profª Ciça Toledo

Edição: Letícia Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.