Noticiário Geral
Premiado grupo de Campinas se apresenta até o dia 22 deste e tem planos para o próximo ano
Por João Gabriel Vega Gorreri
Após paralisar suas atividades em função da pandemia, o premiado grupo teatral Os Geraldos, de Campinas, apresenta a 7ª Mostra Geral do Teatro, evento que teve início no último dia 15 e se encerra no próximo dia 22. “É uma mostra com programação híbrida, com espetáculos presenciais e apresentações online, com convidados e espetáculos do grupo”, explica a atriz Paula Guerreiro.
O começo da pandemia foi turbulento para todos os integrantes do grupo teatral, que se viram obrigados a parar as atividades. Foram interrompidos os ensaios das peças que estavam em produção, os cursos oferecidos pelo grupo, além da utilização do TAO (Teatro de Arte e Ofício), localizado no bairro Vila Nova, em Campinas.
O teatro de 37 anos começou a ser administrado pelo grupo em parceria com as proprietárias originais do espaço – Ariane Porto e Teresa Aguiar – em 2018. Desde então, Os Geraldos realizam todas suas atividades no TAO.
Apesar de estar longe dos palcos e do público, o grupo se manteve unido na pandemia, principalmente na fase de isolamento social. As reuniões aconteciam em um sítio de um dos integrantes e o grupo mantinha os estudos e os demais trabalhos. “Retornamos mais ou menos no período de isolamento social, tomando medidas de prevenção e restringindo o nosso convívio a nós mesmos. Fizemos algumas imersões num sítio de um dos integrantes onde nos recolhemos”, afirma Paula.
O grupo teatral Os Geraldos é conceituado por todo o Brasil pelas suas apresentações e por ter sido premiado mais de 40 vezes. O grupo desenvolve três frentes de pesquisa e atuação na área artística: a montagem e circulação de espetáculos; o oferecimento de cursos, oficinas e projetos de iniciação profissional e com a gestão de espaços.
Para 2022, o grupo prevê uma série de apresentações de espetáculos que já vem sido mostrados pelo grupo, como “O Cordel de Amor Sem Fim”, que é dirigido pelo premiado diretor teatral Gabriel Villela. Segundo Paula, há a possibilidade do grupo participar do festival de teatro de Curitiba, em 2022, considerado um dos maiores festivais teatrais do País. Além disso, o grupo pretende retornar suas atividades de formação de atores, que também foram pausadas pela pandemia.
Clique aqui para mais informações sobre Os Geraldos
Orientação: Profa. Cecília Toledo
Edição: Oscar Nucci
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino