Destaque
Prefeitura da cidade aposta na recuperação financeira de hotéis, restaurantes e demais serviços do segmento turístico
Por Lara Santana Silva e Sophia de Castro
Nesse final de semana a cidade de Jaguariúna dará retorno a um dos rodeios da região metropolitana de Campinas, a partir da retomada dos grandes eventos no Estado de São Paulo. O rodeio acontecerá no Red Eventos nos dias 26 e 27 de novembro e dias 03 e 04 de dezembro, e contará com a presença de artistas como a dupla Jorge e Mateus, o cantor Gusttavo Lima.
Devido a pandemia do Covid-19, segundo João Rodrigues, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna, para o comércio local foi extremamente ruim e afetou, principalmente, três setores da cidade que têm movimentação nessa época do ano: hotelaria, alimentação e transporte. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, o comércio reteve prejuízos não realização do rodeio, mas já está se recuperando. Uma iniciativa da prefeitura foi oferecer cursos gratuitos de capacitação para vários ramos do comércio e empréstimos subsidiados através do Banco do Povo.
Com a retomada do roteio esse ano, o município aguarda a movimentação de R$ 25 milhões com consumos em postos de gasolina, restaurantes, hotéis e lojas da cidade, com a expectativa de receberem 35 mil pessoas por dia, levantamento divulgado pelo portal G1. A cidade conta com 15 hotéis e 2 mil leitos disponíveis e é esperado 100% de ocupação, como relatado pelo presidente da ACI.
Uma loja especializada em comércio voltado para o universo country já começou a sentir os efeitos apenas com a agenda do rodeio, com aumento significativo nas compras. “O evento atrai muitas pessoas que não são no dia a dia do meio country a comprar esse estilo de produto, além de trazer muitos amantes do rodeio de outras regiões”. Segundo relatado por Pedro Engler da Loja Western.
A associação comercial está com um projeto social para que as lojas abram suas vitrines ou que – as lojas abram – nos finais de semana do rodeio, o que normalmente não era feito, para estimular a compra. Além disso, terá a capacitação das empresas para concursos de vitrinismo, de atendimento e de hotelaria, com o objetivo de recepcionar os turistas.
Entre os protocolos sanitários para a realização do evento estão a obrigatoriedade das duas doses da vacina, sendo exigida o comprovante físico de vacinação, o uso de máscara será obrigatório e o monitoramento será realizado pelos organizadores do evento da iniciativa privada.
Orientação: Profª Rosemary Bars
Edição: Letícia Almeida
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino