Destaque

Retomada do rodeio de Jaguariúna influencia comércio local

Prefeitura da cidade aposta na recuperação financeira de hotéis, restaurantes e demais serviços do segmento turístico

 Na retomada do rodeio poderão ser adquiridos os ingressos para a Arena, Pista Premium, Camarote Brahma e o Camarote Super Bull através do site oficial do evento (Foto: Acervo Pessoal)

Por Lara Santana Silva e Sophia de Castro

Nesse final de semana a cidade de Jaguariúna dará retorno a um dos rodeios da região metropolitana de Campinas, a partir da retomada dos grandes eventos no Estado de São Paulo. O rodeio acontecerá no Red Eventos nos dias 26 e 27 de novembro e dias 03 e 04 de dezembro, e contará com a presença de artistas como a dupla Jorge e Mateus, o cantor Gusttavo Lima.

Devido a pandemia do Covid-19, segundo João Rodrigues, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna, para o comércio local foi extremamente ruim e afetou, principalmente, três setores da cidade que têm movimentação nessa época do ano: hotelaria, alimentação e transporte. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, o comércio reteve prejuízos não realização do rodeio, mas já está se recuperando. Uma iniciativa da prefeitura foi oferecer cursos gratuitos de capacitação para vários ramos do comércio e empréstimos subsidiados através do Banco do Povo.

Com a retomada do roteio esse ano, o município aguarda a movimentação de R$ 25 milhões com consumos em postos de gasolina, restaurantes, hotéis e lojas da cidade, com a expectativa de receberem 35 mil pessoas por dia, levantamento divulgado pelo portal G1. A cidade conta com 15 hotéis e 2 mil leitos disponíveis e é esperado 100% de ocupação, como relatado pelo presidente da ACI.

Uma loja especializada em comércio voltado para o universo country já começou a sentir os efeitos apenas com a agenda do rodeio, com aumento significativo nas compras. “O evento atrai muitas pessoas que não são no dia a dia do meio country a comprar esse estilo de produto, além de trazer muitos amantes do rodeio de outras regiões”. Segundo relatado por Pedro Engler da Loja Western.

A associação comercial está com um projeto social para que as lojas abram suas vitrines ou que – as lojas abram – nos finais de semana do rodeio, o que normalmente não era feito, para estimular a compra. Além disso, terá a capacitação das empresas para concursos de vitrinismo, de atendimento e de hotelaria, com o objetivo de recepcionar os turistas.

Entre os protocolos sanitários para a realização do evento estão a obrigatoriedade das duas doses da vacina, sendo exigida o comprovante físico de vacinação, o uso de máscara será obrigatório e o monitoramento será realizado pelos organizadores do evento da iniciativa privada.

Orientação:  Profª  Rosemary Bars

Edição: Letícia Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.