Destaque

Redes sociais incentivam uso de peças usadas

Vídeos que incentivam o consumo sustentável ganham cada vez mais visibilidade nas redes sociais e popularizam compras em brechós

Por Júlia Rodrigues Felix

Júlia Borges, dona do JB Brechó, em Campinas, diz que o TikTok fez com que muitas pessoas chegassem até o Instagram do brechó (Foto: reprodução @jb_brecho)

O consumo consciente tem se popularizado entre pessoas de todas as idades atrelando a compra de peças únicas e com valores atraentes. As redes sociais passaram a ser grandes propulsoras nesse cenário e já despertam o interesse de muitos em combinar o consumo sustentável ao vestuário. A hashtag #LookSustentável já alcança 52,8 milhões de visualizações na rede social Tiktok (dados disponibilizados pelo aplicativo no dia 23/11/21) e foi criada e incentivada pela própria plataforma.

Ao acessar a rede é fácil encontrar diversos conteúdos relacionados a esse universo, como: tours por brechós, exposição de produtos adquiridos por compradores que ostentam o fato de pagar barato por peças consideradas em ótimo estado.  A visibilidade que as redes promovem aos perfis que nelas produzem conteúdo passou a incentivar donos de lojas, e claro, de brechós, a divulgarem suas peças na plataforma. “As redes sociais ajudam muito e influenciam as pessoas a comprarem. O TikTok influenciou muitas pessoas a seguirem nós no Instagram, já que é uma rede que com pouco esforço você alcança muitas contas”, relata Julia Borges, dona do JB Brechó, em Campinas, que produz conteúdos sobre os garimpos, por meio de trends que estão rendendo sucesso na plataforma. Ela ainda conta que é muito gratificante perceber que cada vez mais pessoas passaram a ter consciência dos produtos de qualidade, independente serem usados ou não.

Não é à toa que a expressão “garimpar” é usada entre os adeptos dos brechós. O que seria um termo originalmente usado na mineração, de procurar, explorar, escavar relíquias, é muito comum ser utilizada no vocabulário de apreciadores para descrever os verdadeiros tesouros que se pode encontrar nesses brechós. “Praticamente todo mês eu tiro um dia para garimpar no brechó que costumo frequentar e, normalmente, sempre volto pra casa muito satisfeita com alguma peça diferente, com a minha cara e que paguei um absurdo de barato”, relata Maria Júlia Rodrigues. Ela menciona também que a maioria das peças de seu guarda-roupa, e de sua casa, são artigos de reuso.

Maria Júlia Rodrigues é consumidora de brechós e afirma que a maioria das peças em seu guarda-roupas são peças de reuso (foto: Arquivo pessoal/Maria Júlia Rodrigues)

Segundo a pesquisa do Ibope, realizada em 2020, encomendada pelo site e aplicativo de venda de produtos usados OLX, 38% dos brasileiros entrevistados possuem itens encostados em casa que poderiam ser comercializados. Com isso, algumas pessoas passaram a enxergar o mundo dos itens usados também como uma possibilidade viável de fonte de renda. Foi exatamente o que fez Daniele de Fraga, consumidora assídua de peças de segunda mão que passou de apenas consumidora para também comercializar seus desapegos online. “Eu sempre frequentei e gostei dessa questão do reuso porque acho um desperdício roupas novas serem descartadas. Depois que eu tive meu primeiro filho, eu comecei a vender alguns desapegos dele, pela internet mesmo, mas isso de forma descompromissada”, contou. Com a pandemia de Covid-19, Daniele conta que foi o principal impulso que precisava para iniciar suas próprias vendas online. “A partir da pandemia, mudou a questão financeira de muitas pessoas. Então, eu comecei a trabalhar com isso, revendendo essas peças e hoje tenho loja no Enjoei, no Marketplace e na Shopee”. Ela ainda reitera que expandiu os negócios além das peças de roupa. “Hoje eu vendo tudo aquilo que eu acho viável que eu considero que tem um bom valor agregado e em bom estado, tudo isso de forma online”, falou.

Orientação:  Profª Amanda Artioli

Edição: Letícia Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.