Destaque

Cresce o consumo de moda sustentável durante a pandemia

O mercado vê com otimismo o crescimento no número de estabelecimentos que comercializam produtos de segunda mão

Por: Luís Felipe Buzzetti e Marina Fávaro

Somada à consciência sustentável e social, a crise da pandemia de Covid-19 influenciou a ascensão dos brechós. Conforme o levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a abertura de estabelecimentos que comercializam produtos de segunda mão registrou um crescimento de 48,58%, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021.

Para a analista de negócios do Sebrae-SP, Giovana Paschoalotto, esse crescimento é benéfico para o mercado porque cria a oportunidade de renda para pessoas que não conseguiriam ter acesso a realizar a abertura de um comércio de produtos novos devido à quantidade de capital investido. Segundo ela, a pandemia de Covid-19 influenciou a expansão desse setor na sociedade porque as pessoas perderam o poder aquisitivo e buscaram economizar na compra de alguns bens, entre eles, as vestimentas. Além disso, ela diz que há a vertente da conscientização em relação ao consumo sustentável, pois “uma vez que você faz a compra de produtos de segunda mão, você também está economizando recursos hídricos, energéticos e materiais”.

Para Raíssa Zogbi, “os brechós são uma opção democrática e acessível de consumo de uma moda consciente e sustentável” (Foto: Arquivo Pessoal)

A jornalista especializada em moda, Raíssa Zogbi, diz que a moda sustentável, em oposição ao fast-fashion, busca trazer ações, processos e formas de produção que reduzam os impactos e prejuízos ambientais. Paralelamente a isso, afirma Raíssa, a moda consciente se dedica a melhorar as condições de trabalho, que muitas vezes são análogas à escravidão, ao longo da cadeia produtiva. Ela ainda ressalta que “quando a gente fala de moda, a gente está falando de sociedade, de história, de economia e de política. Eu costumo dizer que a moda é um reflexo da sociedade e um reflexo do espírito do tempo”. Nesse cenário, afirma, “os brechós são uma opção democrática e acessível de consumo de uma moda consciente e sustentável”.

A Trend2Box, localizada em Jundiaí-SP, foi criada em 2018 e, posteriormente, se tornou o primeiro brechó em shopping do Brasil. A proprietária e consumidora de produtos de segunda mão, Carol Abumrad, diz que quando decidiu empreender nesse segmento considerou os aspectos da sustentabilidade e da moda consciente, uma vez que se preocupa com o fato de que a indústria da moda está entre as mais poluentes do cenário mundial.

As proprietárias do Siciliano Brechó Lívia Visnardi e Roberta Visnardi, também consumidoras de brechó, decidiram criar o empreendimento de modo online com a finalidade de alcançar um maior público. Incentivadas pela família a cultivar a sustentabilidade, Lívia revela que além da preocupação ambiental, elas também criaram o brechó devido à pandemia de Covid-19, visto que decidiram investir em um segmento em crescimento no mercado.

A estudante Júlia Braghetto é a prova da popularização dos brechós na sociedade. Ela começou a comprar nesses estabelecimentos devido à uma tradição de família e, hoje, acredita que obter peças de segunda mão diminuem os impactos ambientais causados pela indústria de roupas. A consciência sustentável também influenciou a jornalista Vitória Zane que começou a comprar em brechós antes mesmo da pandemia, ela diz que não gosta dessa pressão em seguir as tendências, para ela, “tudo é muito cíclico”.

Orientação:  Profª Rosemary Bars

Edição: Letícia Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.