Destaque

Pandemia faz ciclismo crescer entre o público infantil

Procura por serviços de manutenção e equipamentos de segurança também aumentaram em 2020 e 2021

Por Fernanda Alves e Bruno Leoni

A pandemia trouxe momentos de reflexão e de ruptura com antigos hábitos, além de novas práticas e desejos. O ciclismo foi um dos esportes que mais cresceu durante esse período. Em julho de 2020, o setor registrou um aumento de 118% nas vendas, segundo levantamento da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), além de um crescimento do setor de 28,4%, terminando o ano com alta de 54% nos lucros, segundo o Itaú/Unibanco. E o público infantil não ficou de fora. Muitos pais, para estimularem a prática de esportes e um convívio saudável durante o período de isolamento social, adquiriram bicicletas.

Marcos José Vieira dos Santos, gerente da bicicletaria “Rossini biker e roller” (Foto: Bruno Leoni)

O aumento de vendas, procura por bicicletas, equipamentos infantis e serviços de manutenção se refletiu no dia a dia da bicicletaria “Rossini Bike e Roller”, de Piracicaba. Marcos José Vieira dos Santos, gerente da loja, notou que, em 2020, as vendas de bicicletas aumentaram em torno de 50% e que, em 2021, o público infantil procurou mais por serviços de manutenção e reposição de peças.

O gerente ainda constatou que muitos pais e filhos buscaram o ciclismo como alternativa para diversão, já que a cidade possui diversos parques, avenidas e ciclofaixas que possibilitam a prática do esporte, mas que poderiam ser maiores e interconectados.

Foi o caso da Olívia, de 6 anos.  A mãe, Cintia, conta que a filha não tinha o hábito, mas comprou a bicicleta devido as amigas e familiares próximos possuírem uma. “A Olívia que pediu, quase todos os amigos e amigas tinham uma, então ela acabou querendo”, conta a mãe.

André e seu filho Lucas, andando de bicicleta juntos (Foto: Arquivo pessoal)

Outro caso semelhante foi o do Lucas, de 8 anos. Seu pai, André, diz que o desejo partiu do filho, e que foi influenciado pelos colegas. “Me tocou ver meu filho pedir algo como uma bicicleta, pois era o sonho de consumo de todas as crianças. Quando ele me pediu, comprei assim que pude, me lembrou muito minha própria infância”, relata.

Em ambos os casos, os pais comentaram que o comportamento dos filhos mudou para melhor, devido à prática do exercício e da convivência com outras crianças, afetada pela pandemia. “A Olívia, às vezes, não estava nem a fim de ir, contudo, quanto mais amigos iam, mais ela se empolgava, e notei uma melhora no seu humor”, conta.

“Meu filho, sozinho ou com os amigos, se sentia muito bem, e era perceptível, pois no período de maior restrição, notava que ele passava muito tempo em frente ao videogame, meio pra baixo. Mas, após o início das atividades físicas, além de perder peso, também se sentiu mais feliz. Inclusive agora eles têm um grupinho para pedalar, chamado de Bicity.” afirma.

Vale lembrar que a prática de esportes é recomendada para todas as idades.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Gabriela Tiburcio


Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades


Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.