Destaque

Palestras sobre suicídio movimentam a PUC-Campinas

Objetivo é dialogar e conscientizar a comunidade sobre a temática; inscrição é aberta a alunos, docentes, funcionários e público em geral

Por: Aline de Oliveira Nascimento

Professora Tatiana Slonczewski: “É uma oportunidade para as pessoas reverem preconceitos e refletirem sobre seu papel em relação à problemática do suicídio a partir das diferentes experiências dos palestrantes” (Foto: Acervo pessoal)
 

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da PUC-Campinas, junto ao programa de extensão “Projeto Girassóis”, inicia hoje a segunda edição do “(A)live!: Diálogos Comunitários sobre Saúde Mental e Comportamento Suicida”, um evento que tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a prevenção do suicídio. Serão realizadas palestras online e gratuitas durante toda a semana, até a próxima sexta-feira. 

Segundo a coordenadora do “Projeto Girassóis”, professora Tatiana Slonczewski, da Faculdade de Psicologia, a proposta é que o evento proporcione momentos de diálogo e reflexão entre a universidade e a comunidade para a construção de um conhecimento em conjunto, visando o enfrentamento do problema. “É um evento que marca o mês de prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo se tornou, nos últimos anos, um mês em que as pessoas se dedicam a discutir esse tema”, pontua a docente.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento traz uma série de profissionais para conversar com o público sobre o suicídio. “É uma oportunidade para as pessoas reverem preconceitos e refletirem sobre seu papel em relação à problemática do suicídio a partir das diferentes experiências dos palestrantes”, explica a docente. “Esperamos que as pessoas se sintam [com as palestras] convidadas a olhar para a situação com mais abertura, estudem um pouco mais sobre o tema e saiam mais fortalecidas para terem um papel ativo na comunidade em relação ao suicídio”.

Ela esclarece, no entanto, que o evento não tem como objetivo atender pessoas que estejam passando por momentos críticos na vida. “Se alguém estiver passando por essa situação pessoalmente ou conhecer alguém que esteja, há vários canais disponíveis para acolher essa população e prestar o atendimento necessário, como Centro de Valorização da Vida, pelo número 188. A ligação é gratuita, atende 24 horas por dia, de domingo a domingo e em todo território brasileiro”, declara.

Programação

É o segundo ano consecutivo que o evento é realizado pela Proext por meio do Projeto Girassóis  (Foto: Divulgação/PUC-Campinas)

A abertura será hoje (20), às 18h30, com a palestra “Extensão Universitária e Projeto Girassóis”. Em seguida, às 19 horas, haverá a palestra “A importância do acolhimento aos enlutados na prevenção do suicídio”, com Terezinha C.G. Maximo e Joseval G. Maximo, criadores do blog “No m’oblidis”. Na terça-feira (21), às 17h30, a temática será a “Espiritualidade, sentido da vida e suicídio: um enfoque teológico-pastoral”, com o prof. Dr. Pe. Antonio Douglas de Moraes, coordenador da Pastoral Universitária da PUC-Campinas e as docentes Dra. Ceci Maria Costa Baptista Mariani e Me. Lucia Maria Quintes Duscable Gomes, ambas da PUC-Campinas.

Na quarta-feira (22), às 19 horas, será realizado um bate-papo sobre “Saúde mental infantil” com a pedagoga e professora especialista Maibi Fernanda Chesi Mascarenhas.  Na quinta-feira (23), às 17h30, acontecerá uma conversa sobre “Prevenção do Suicídio: consensos e dilemas” com o professor Dr. Carlos Filinto da Silva Cais, criador e coordenador do Ambulatório de Ansiedade do HC da Unicamp. Para encerrar o evento, na sexta-feira (24), a professora mestre Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi, idealizadora e fundadora do “Comitê de Prevenção e Posvenção do Suicídio da Secretaria de Saúde” de Maringá (PR), comandará a palestra “Dialogando sobre suicídio: qual o papel da comunidade?”.

Para obter o acesso às palestras é preciso fazer a inscrição na página do evento (https://www.puc-campinas.edu.br/evento/alive-2a-edicao/). As palestras serão realizadas pela plataforma Teams, e não é preciso ser filiado à PUC-Campinas para assistir e participar.

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Bruno Leoni


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.