Destaque
Confronto foi marcado pelo equilíbrio de ambas as equipes
Por: Kaio Lima
Na sexta-feira (17), no Estádio Moisés Lucarelli, Ponte Preta e Guarani protagonizaram o 201º Derby Campineiro, em partida válida pela 24ª rodada da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O placar final foi 0x0 e o jogo ficou marcado pelo equilíbrio numérico entre as equipes.
Com o resultado, a Ponte Preta sobe para 15ª colocação da classificação geral, chegando ao seu 26º ponto – dois pontos a mais que o Vitória (BA), que ocupa a 17ª posição – a primeira da zona da degola. A Macaca, busca afastar o fantasma do rebaixamento, porém a vida da equipe de Gilson Kleina não está fácil, visto que, nos últimos dez jogos, a equipe do Moisés Lucarelli conquistou apenas 14 pontos, de 30 disputados.
Já o Guarani, vive um cenário completamente diferente de seu maior rival. Longe da zona de rebaixamento, o Bugre ocupa a 5ª colocação da classificação geral, com 38 pontos, estando apenas à quatro pontos do CRB (AL), o último colocado do G-4, que permite o sonhado acesso à Série A. Nos últimos dez jogos, a equipe do Brinco de Ouro conquistou 15 pontos, dos 30 disputados.
Primeiro Tempo
Na primeira etapa, o duelo começou intenso, com destaque para a falta cometida pelo zagueiro Cleylton da Ponte, no atacante Bruno Sávio, do Guarani. E embora o mando fosse da Macaca, quem começou as ofensivas foi a equipe do treinador Allan Rodrigo – e logo no início do jogo, em falta cobrada por Régis, Ivan foi obrigado a sujar o uniforme para fazer a defesa. Com o passar dos minutos, o jogo foi se acalmando, e a Ponte passou a atacar com mais frequência, com destaque ao chute de Richard. Já o Guarani, sem muita criatividade optou por tiros de longa distância e dominância da posse de bola. E no final dos primeiros 45 minutos viu Rodrigo Andrade desperdiçar o contra-ataque.
Ponte Preta x Guarani – 1º Tempo
36% Posse de bola 64%
1 Chutes no alvo 3
8 Chutes fora do alvo 2
4 Escanteios 6
3 Defesas do goleiro 0
5 Finalizações de fora da área 7
0 Grandes chances 0
Segundo Tempo
Com uma postura mais agressiva, logo no início da segunda etapa, a Ponte Preta tentou com Richard, mas o goleiro Bugrino Rafael Martins fez a defesa. Logo depois, mais uma chance foi criada para a Macaca, dessa vez com Rodrigão, mas o arqueiro do Guarani mais uma vez fez a defesa. Mas embora tenha apresentado uma proposta de jogo mais ofensiva, a primeira grande oportunidade do segundo tempo não foi da Ponte, mas sim do Guarani, com Lucão dentro da pequena área – obrigando o goleiro Ivan fazer grande defesa, impedindo que o placar fosse aberto. Como resposta, o time alvinegro foi ao ataque com Moisés, que cortou para dentro e chutou – para Rafal Martins, cair para fazer e encaixar a bola. E, embora a partida tenha sido troncuda, nenhuma outra chance clara de gol foi criada por ambos os lados. Destacando números parecidos e consolidando um duelo completamente equilibrado.
Ponte Preta x Guarani – 2º Tempo
50% Posse de bola 50%
3 Chutes no alvo 1
2 Chutes fora do alvo 2
2 Escanteios 4
1 Defesas do goleiro 3
2 Finalizações de fora da área 1
0 Grandes chances 1
Próximo Confrontos
O time de Gilson Kleina, voltará a campo na próxima quarta-feira (22), fora de casa, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, diante do Operário (PR), no Estádio Germano Krüger, às 21h30.
Já o Bugre, enfrentará o Remo (PA), na próxima terça-feira (21), às 16h, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em partida que também será válida pela 25ª rodada do Brasileirão Série B.
Orientação: Amanda Artiolli
Edição: Bruno Leoni
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino