Destaque
A presidente do CNE e a psicanalista Iaconelli debatem o retorno às aulas presenciais no ensino básico
Por: Fernanda Alves
O ensino e produção de arte e cultura como uma estratégia para superar os traumas advindos da pandemia foi proposto ontem (18) pela socióloga Maria Helena Guimarães, presidente Conselho Nacional de Educação (CNE), e pela psicanalista Vera Iaconelli, diretora do Instituto Gerar e colunista da Folha de S. Paulo, em webinário que debateu a retomada das aulas presenciais na rede básica de ensino.
“O retorno para a escola tem que ter um tempo de elaboração deste luto [da pandemia], elaboração dessas perdas”, afirmou Vera Iaconelli referindo-se ao longo período de distanciamento social e ao número de vítimas, mortas ou com sequelas, que a Covid-19 tem deixado no país. O webinário foi promovido pelo jornal Folha de S. Paulo e teve transmissão ao vido pelo canal da TV Folha, no YouTube.
Segundo disse a presidente do CNE, o período atual “é um momento em que é preciso a adaptação dos alunos”. Ela lembrou que, apenas em 2020, cerca de um milhão de estudantes abandonaram a escola, enquanto que a maior parte daqueles que permaneceram demonstram déficits de aprendizado.
Guimarães apontou ainda que a retomada precisa ser encarada como “uma fase de reencantamento da escola”, para que os alunos possam se sentir novamente vinculados àquele ambiente de aprendizado, do qual estiveram apartados por um tempo demasiadamente longo.
“Para que esse retorno possa ser mais equânime e reengajar os alunos, o reencantamento proporcionado pela arte e a cultura podem ajudar muito”, disse a educadora.
Em sua participação, a colunista Iaconelli ressaltou que estudar e desfrutar da produção artística, além de permitir o engajamento no processo de superação do luto, ainda podem funcionar como um estímulo para a reconquista dos que deixaram a sala de aula.
“É a hora das narrativas, das outras linguagens. É a hora de produzir coisas usando o recurso principal dos humanos, que é a linguagem, nas suas diferentes formas. Nada mais importante do que tentar fazer esse regaste das ações culturais e artísticas para essa passagem”, propôs Iaconelli.
Aqui, acesso à íntegra do seminário sobre retomada às aulas presenciais.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Beatriz Mota
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino