Destaque

Índice de abandono de animais cresce na pandemia

Abril Laranja e o Dia da Proteção Animal visam conscientizar a população                                                                                

A lei nº 14.794, de 28 de maio de 2012, institui o dia 28 de abril como Dia da Proteção Animal e do Protetor de Animais (Imagem: Divulgação)

Por Gabriela Pauluci e Giulia Rodrigues

Para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidados com a proteção dos animais foi criado o Abril Laranja, que é um mês dedicado à conscientização sobre os direitos dos animais. Já o dia 28 de abril foi instituído pela Lei nº 14794/2012 como o Dia da Proteção Animal e do Protetor de Animais. Já a Declaração Universal dos Direitos dos Animais – Unesco – ONU, proclama que todos os animais têm o mesmo direito à existência, ao respeito e que o homem não pode atribuir-se o direito de exterminar outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais e nenhum animal deverá ser submetido a maus tratos e a atos cruéis.

Cachorro resgatado pela ONG Anjos de Rua, em Campinas. (Foto: Arquivo ONG)

Além das milhares de mortes por dia neste período pandêmico, o desemprego e a fome que afeta grande parte da população, trouxe como resultado o aumento significativo do abandono de animais, como forma de cortar gastos. Somado a isso, a desinformação também teve papel crucial nesse aumento, visto que muitas pessoas deixaram seus animais em situação de rua por medo deles serem possíveis transmissores do vírus para pessoas da família, mesmo que, até o momento, estudos comprovem que isso não é possível.

De acordo com ONGs de Campinas, o abandono de animais aumentou consideravelmente nestes últimos meses, estima-se um crescimento de 30 a 50%. A ONG Anjos de Rua, fundada em 2016, localizada no bairro Taquaral, em Campinas, revela que só este ano, já resgatou 80 animais.

Juliana Bortolai, diretora da Anjos de Rua acredita que em outros países não existem tantos animais abandonados. (Foto: Arquivo pessoal)

“Notamos que em comparação ao primeiro trimestre do ano passado para este, houve um aumento significativo no número de abandono de animais” contou Juliana Bortolai, diretora da instituição. Ela acredita que a pandemia pode ter sido o fator que influenciou nesse aumento e que a solução para diminuir o número de animais abandonados seria maior fiscalização e a castração obrigatória dos animais. “No início da pandemia tivemos um grande aumento no número de adoções, mas em compensação atualmente tivemos aumento no número de pedidos de resgate também”, constata Bortolai.

Abandonar animais configura maus-tratos e, no Brasil, é crime previsto em lei 9605/98. A pena para quem for condenado varia de dois até cinco anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal. Outras ações também são consideradas maus tratos aos animais. Entre elas estão as agressões físicas com espancamento, mutilações, envenenamento e manutenção do animal preso a correntes, cordas ou em presos em locais não arejados, sem ventilação ou entrada de luz.

Thaise Piculi, diretora Administrativa da GAAR, diz que está cansada de ver tantos animais abandonados. (Foto: Arquivo pessoal)

Preconceito

No processo de adoções de animais, o perfil mais procurado são os filhotes, fêmeas de porte pequeno e de pelagem clara. Animais machos, adultos, e, principalmente, de pelagem preta sempre são os últimos da fila de preferência. Segundo Thaise Piculi, atual Diretora Administrativa da ONG de proteção animal GAAR de Campinas, as pessoas ainda têm muito preconceito contra cães adultos, pois acreditam que é mais difícil de adestrar, “adotar um animal adulto traz inúmeros benefícios, dentre eles o porte e o comportamento já definidos, a fase de destruição de objetos já passou e eles são eternamente gratos pela chance de terem uma família e saírem do sofrimentos das ruas”, explica

Para denúncias em âmbito nacional, ligue para o IBAMA – Linha Verde através do número 0800 61 80 80, Disque Meio Ambiente pelo número 0800 11 35 60, Corpo de Bombeiro através do 193 e Polícia Militar discando 190. Para denúncias no estado de São Paulo recorra ao Disque Denúncia Animal pelo número 0800 600 6428 ou através da Web Denúncia  www.webdenuncia.org.br. É  possível denunciar também pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa)  http://www.ssp.sp.gov.br/depa e pela Polícia Ambiental http://denuncia.sigam.sp.gov.br/ , e-mail: ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br. Para denunciar maus tratos animais em Campinas, é só discar 156.

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados” – Mahatma Gandhi

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Letícia Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.