Destaque

Facebook seleciona candidatos a mobilizador digital

Verônica Vidotto, psicóloga recém-formada pela PUC-Campinas, atuou no ano passado           

Verônica: “É importante prestar atenção no tempo que passamos usando internet” (FOTO: Arquivo Pessoal)

Por: Bianca Velloso

Vai até a próxima quarta, dia 31, o prazo para inscrições no curso de formação do programa “Cidadão Digital”, promovido por parceria entre Facebook e a empresa de segurança digital SaferNet. “Vi no programa a oportunidade de aplicar tudo o que aprendi na minha formação”, disse a psicóloga Verônica Vidotto, recém-formada pela PUC-Campinas, que entrou como participante de destaque no programa, quando foi escolhida em meio a milhares de pessoas. Além disso, o programa oferece bolsa mensal de R$ 1.500,00 para 13 jovens embaixadores.

O programa do qual participa a gigante da internet visa formar mobilizadores digitais para atuarem em frentes de combate à insegurança digital. A carga horária dos participantes não excede as 20 horas semanais. Segundo disse Verônica, os beneficiados atuam em ações educativas remotas sobre segurança, cidadania digital e educação midiática, todas voltadas para alunos de escolas públicas.

O processo de formação – realizado de forma remota em razão da pandemia do coronavírus – consiste na participação de palestras, leitura de pesquisas e conversas com especialistas sobre segurança digital, educação midiática e cidadania digital. “É o equivalente a estudar sobre como fazer o bom uso da internet, entre outras preocupações”, disse a jovem. Durante o treinamento, os beneficiados aprendem estratégias para transmitir da maneira mais adequada as informações de segurança digital para o público-alvo.

Depois do processo de formação, os jovens mobilizadores se dedicam a criar conteúdos digitais, como jogos, vídeos, imagens e enquetes, dentro das temáticas abordadas na formação, que são bem-estar, privacidade, educação midiática e segurança digital. “O foco final do programa são os adolescentes, entre 13 e 17 anos, da rede pública de ensino, justamente por acessarem com mais intensidade a internet”, explicou.

“É importante prestar atenção no tempo que passamos usando internet e a qualidade do que consumimos no mundo virtual”, lembrou Verônica. Ela ressaltou a importância de ter acesso à informação de como proceder caso o usuário tenha algum problema. “O vazamento de foto íntimas e o cyberbullying são temas complicados. Muitas pessoas sofrem com essas questões e não têm o conhecimento de como realizar a denúncia”, ressaltou Veronica. Todas essas informações são transmitidas nas oficinas oferecidas às escolas e também estão disponíveis no site, de forma gratuita (https://www.safernet.org.br/cidadao-digital/).

“Principalmente na pandemia, período em que as pessoas estão utilizando com mais intensidade a internet para trabalhar e estudar, é fundamental ter conhecimento dessas informações que ajudam as pessoas a se protegerem e, consequentemente, a utilizar a internet de forma mais consciente”, ressaltou Verônica. Em sua graduação, a então estudante participou de dois projetos de iniciação científica na Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas. No período, aprendeu a dominar técnicas de pesquisa e análise de resultados, além de ter tido seus trabalhos publicados em canais de eventos e periódicos da área.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Letícia Franco


Veja mais matéria sobre Destaque

Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.