Destaque

Autoescolas de Campinas retomam atividades presenciais

Após cinco meses, candidatos podem remarcar aulas e exames em Centros de Formação de Condutores

Por Giovanna Giuga e Julia Vilela

Após cinco meses sem funcionamento, aulas e exames práticos nas autoescolas de Campinas começam a ser reagendados. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo liberou, a partir do dia 27 de julho, a retomada gradual das atividades presenciais nos Centros de Formação de Condutores (CFC) das cidades do estado de São Paulo que se encontrem entre as fases laranja, amarela, verde e azul. Outros setores da economia também tiveram autorização para reabertura com restrições, como bares, restaurantes e academias. As aulas presenciais devem respeitar o limite de 30% da capacidade de atendimento.

(Infográfico: Giovanna Giuga e Julia Vilela)

Segundo Murillo Ungaretti, sócio e proprietário de uma autoescola em Campinas, os exames práticos têm sido motivo de transtorno entre os alunos, em função da lista de espera que chega a três meses para agendar a prova prática. “Temos que priorizar os alunos com a data de vencimento do processo de habilitação mais próxima”, disse. Antes da pandemia, a prova prática era realizada logo que o aluno cumprisse a quantidade necessária de de aulas práticas. Com os CFCs sem funcionamento desde março, os alunos que estavam prestes a realizar o exame prático ficaram sem ter como praticar durante a quarentena.

Aulas práticas realizadas à noite em CFC de São Paulo (Foto: divulgação)

O estudante de engenharia química Rafael Trevenzolli realizou o exame prático poucos dias após a liberação da retomada das atividades presenciais dos CFCs pelo Detran SP. Segundo ele, sua prova havia sido adiada em março, sem previsão de volta. No final de julho, a autoescola ligou sugerindo uma data no início de agosto para que ele realizasse o exame. “Eu pedi aulas extras e consegui fazer uma aula de graça no dia anterior à prova”, conta.

Isadora Augusto não conseguiu passar do processo de matrícula e afirma que a falta de comunicação da autoescola em que está matriculada dificulta a retomada no processo de habilitação. “Eles poderiam informar os alunos com e-mails ou mensagens, porque facilitaria a comunicação”, afirma.

Quanto às atividades teóricas, ainda segundo o protocolo sanitário disponibilizado pelo Detran SP, são ministradas de forma remota, por meio de plataformas online e com reconhecimento facial. Caso o município atinja as fases verde ou azul, o curso teórico-técnico poderá ser presencial, mas ainda assim com redução de 50% da capacidade nas salas de aula.

Segundo Murillo Ungaretti e Marcos Costa, proprietário de uma CFC em Campinas, iniciar as aulas online está sendo um desafio e ainda não tem previsão para o retorno do curso teórico em sede da autoescola. “A plataforma está dando vários problemas e não funciona, então, não sabemos quando começaremos com as teóricas”, disse Costa. Para Ungaretti, “é melhor não iniciar com as aulas teóricas, já que ainda não se tem um sistema capaz de entregar um curso de qualidade para os alunos”.

CFC de cidades que estão na fase laranja retomam atividades presenciais com restrições (Foto: gov.br)

A aplicação dos exames teóricos presenciais nas dependências das unidades do Detran SP e locais credenciados foi autorizada no último dia 14 de agosto, sendo recomendada a preferência pela forma eletrônica.

 

Orientação: Profa. Cyntia Andretta 

Edição: Vitória Landgraf


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.