Destaque
Sexta edição conta com nomes como Robertinho Silva, Marcel Powell e Eliza Basile (foto)
Por: Fernanda Almeida
Começa nesta quinta, 20, a 6ª edição da Mostra Jazz Campinas, evento que tem como foco trazer ao público de Campinas apresentações de músicos instrumentais da região. O evento será realizado de forma on-line, devido à pandemia da Covid-19, e conta com lives grátis de apresentações musicais, workshops, apresentações de DJ’s, mesas de discussão e mostra de vídeos.
Além da presença de músicos locais, a Mostra contará com a participação do violonista Marcel Powell, do gaitista Clayber de Souza, da cantora Alma Thomas, da pianista Ana Azevedo e do percussionista Robertinho Silva.

“O ideal é o show presencial, com músicos tocando ali na sua frente,” diz o diretor da Mostra Jazz Campinas, Arthur Amaral (Foto: Arthur Amaral – Arquivo pessoal)
Segundo o curador e diretor da Mostra Jazz, Arthur Amaral, 36, o formato on-line permite a participação de músicos de outros lugares e pode ampliar o público do evento. “O ideal é o show presencial, com músicos tocando ali na sua frente, mas é preciso priorizar as recomendações de saúde”, diz Amaral.
Na última edição do evento, em 2019, houve cerca de 40 atividades em dez dias, e as atividades ocorreram em bares, casas de show e locais públicos. O evento surgiu em 2015, criado por Amaral, que é diretor da produtora Zumbido Cultural, organizadora da Mostra com a produtora Raabe Andrade.
Ele diz que a situação econômica atual dificultou a obtenção de patrocínio, mas, por outro lado, o formato on-line reduziu os custos, e a divulgação foi majoritariamente nas redes sociais.
Segundo a guitarrista Eliza Basile, 22, a manutenção do evento, mesmo em formato on-line, é determinante para mostrar que a música sempre está presente, dando suporte às pessoas.
Ainda assim, ela diz que a apresentação ao vivo é insubstituível: “De todo modo, trato o show on-line da mesma forma, com respeito e amor à música, sempre”.

Para a guitarrista Eliza Basile, a música sempre estará lá para dar o suporte às pessoas (Eliza Basile – Arquivo pessoal)
As apresentações serão produzidas na casa dos participantes, sendo transmitidas nos canais oficiais da Mostra Jazz, com a assistência remota de Amaral. Para Eliza, essa adaptação é desafiadora: ela teve de aprender a fazer todo o suporte técnico. Essa é a terceira vez que ela participa da Mostra.
Todas as lives são gratuitas. Somente a aula-show e os workshops são pagos, com inscrições a R$ 40. A transmissão será realizada pelo Facebook e pelo Youtube oficial da Mostra Jazz Campinas. Veja a programação no site do evento.
Orientação: Profa. Juliana Doretto
Edição: Sofia Pontes
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.