Destaque
Sexta edição conta com nomes como Robertinho Silva, Marcel Powell e Eliza Basile (foto)
Por: Fernanda Almeida
Começa nesta quinta, 20, a 6ª edição da Mostra Jazz Campinas, evento que tem como foco trazer ao público de Campinas apresentações de músicos instrumentais da região. O evento será realizado de forma on-line, devido à pandemia da Covid-19, e conta com lives grátis de apresentações musicais, workshops, apresentações de DJ’s, mesas de discussão e mostra de vídeos.
Além da presença de músicos locais, a Mostra contará com a participação do violonista Marcel Powell, do gaitista Clayber de Souza, da cantora Alma Thomas, da pianista Ana Azevedo e do percussionista Robertinho Silva.
Segundo o curador e diretor da Mostra Jazz, Arthur Amaral, 36, o formato on-line permite a participação de músicos de outros lugares e pode ampliar o público do evento. “O ideal é o show presencial, com músicos tocando ali na sua frente, mas é preciso priorizar as recomendações de saúde”, diz Amaral.
Na última edição do evento, em 2019, houve cerca de 40 atividades em dez dias, e as atividades ocorreram em bares, casas de show e locais públicos. O evento surgiu em 2015, criado por Amaral, que é diretor da produtora Zumbido Cultural, organizadora da Mostra com a produtora Raabe Andrade.
Ele diz que a situação econômica atual dificultou a obtenção de patrocínio, mas, por outro lado, o formato on-line reduziu os custos, e a divulgação foi majoritariamente nas redes sociais.
Segundo a guitarrista Eliza Basile, 22, a manutenção do evento, mesmo em formato on-line, é determinante para mostrar que a música sempre está presente, dando suporte às pessoas.
Ainda assim, ela diz que a apresentação ao vivo é insubstituível: “De todo modo, trato o show on-line da mesma forma, com respeito e amor à música, sempre”.
As apresentações serão produzidas na casa dos participantes, sendo transmitidas nos canais oficiais da Mostra Jazz, com a assistência remota de Amaral. Para Eliza, essa adaptação é desafiadora: ela teve de aprender a fazer todo o suporte técnico. Essa é a terceira vez que ela participa da Mostra.
Todas as lives são gratuitas. Somente a aula-show e os workshops são pagos, com inscrições a R$ 40. A transmissão será realizada pelo Facebook e pelo Youtube oficial da Mostra Jazz Campinas. Veja a programação no site do evento.
Orientação: Profa. Juliana Doretto
Edição: Sofia Pontes
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino